Ele disse sim: Franklin Martins é o novo ministro de Lula

Ele disse sim: Franklin Martins é o novo ministro de Lula

Atualizado em 22/03/2007 às 23:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Ele disse sim : Franklin Martins é o novo ministro de Lula

Nesta quinta-feira (22/03), o jornalista Franklin Martins aceitou a proposta do presidente Lula de ser ministro de governo. Martins será o encarregado da área de comunicação social e, para tanto, a Secretaria de Imprensa ganhará status de Ministério.

À Reuters, Franklin confirmou que assumirá a nova pasta. "Tive hoje uma segunda conversa com o presidente e aceitei o convite", disse. A audiência entre os dois não constava na agenda oficial de Lula.

Ainda não há definição de qual será a estrutura do novo Ministério, bem como dos nomes que farão parte de sua equipe. O anúncio deve acontecer na semana que vem, quando o jornalista assume a nova função.

Além de comandar o relacionamento do governo com a imprensa, Martins também estará à frente do tão falado projeto da Rede Nacional Pública de TV. Especula-se que as verbas publicitárias do Governo Federal também fiquem sob a tutela do novo ministério.

Nos bastidores, a informação é de que, apesar de assumir a Secretaria, Franklin não deva ser o porta-voz oficial da presidência, cargo ainda a ser preenchido.

Trajetória - Jornalista e comentarista político, Franklin Martins esteve entre os mais influentes líderes estudantis durante a ditadura militar, tendo participado do seqüestro do embaixador dos EUA Charles Elbrick em 1969.

Perseguido e exilado, foi anistiado em 1979. De lá para cá, passou pelas redações do Jornal do Brasil , SBT, O Estado de S. Paulo , e O Globo , sempre na editoria de Política, até chegar à TV Globo.

Na emissora carioca, foi comentarista e chefe da sucursal de Brasília por oito anos, até ser demitido em maio de 2006. À época, envolveu-se em polêmica com o colunista de Veja Diogo Mainardi, que o acusou de usar a influência política para conseguir vagas para a esposa e o irmão em instituições federais; apesar de o jornalista ter negado as palavras de Mainardi, especula-se que sua demissão da Globo esteja relacionada com o episódio.

Desde junho do ano passado o jornalista é comentarista da Rede Bandeirantes e mantém coluna no portal iG. Atualmente, ele está em férias.