Do outro lado do balcão: Auxiliar do colunista Cesar Giobbi, do Estadão, dá bronca em assessorias de imprensa

Do outro lado do balcão: Auxiliar do colunista Cesar Giobbi, do Estadão, dá bronca em assessorias de imprensa

Atualizado em 30/08/2006 às 18:08, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Do outro lado do balcão : Auxiliar do colunista Cesar Giobbi, do Estadão , dá bronca em assessorias de imprensa

Por
A infinidade de releases recebidos dia após dia, vindos das mais diversas assessorias de comunicação, acabou tirando do sério a jornalista Karla Sarquis, auxiliar do colunista Cesar Giobbi, do jornal O Estado de S. Paulo .

Cansada de receber notas ditas "comerciais", Karla enviou um e-mail às assessorias, com uma espécie de desabafo. "Vocês passam o dia todo na rua, em contato com um monte de gente bacana, com informações privilegiadas. Ponham a cabeça para funcionar e também enviem notas boas! Sejam "assessores da imprensa" (e não somente dos seus clientes)", disse.

O teor do e-mail não agradou em nada os assessores de imprensa, que se sentiram ofendidos com o recado da auxiliar de Giobbi. Além de enviarem várias respostas para Karla, os jornalistas das agências trataram de levar o caso a "público", repassando a mensagem aos colegas.

Preocupada com a repercussão da bronca, Karla enviou outro e-mail aos assessores, dessa vez, com conteúdo mais ameno. "Pelo jeito muitos de vocês ficaram magoados...recebi e-mail de colegas, indignados, furiosos. Acho que o tom ficou pesado. Não era essa a idéia. A única intenção era melhorar a qualidade das informações para os leitores", afirmou.

Procurada pela reportagem de IMPRENSA, a jornalista não foi encontrada para comentar o conteúdo das mensagens.

Com ou sem intenção, resta saber se, após tamanha bronca, as assessorias continuarão a prestigiar o trabalho da repórter. É esperar para ver.

Leia, abaixo, a íntegra dos e-mails.

"Queridos amigos assessores,
Vocês precisam começar a pensar numa outra maneira de trabalhar a coluna. Deste jeito não está funcionando pra nós. Só para vocês. A quantidade de notas de assessoria tem sido grande demais. Queremos notas menos comerciais, sem que tenham, obrigatoriamente, um nome de um cliente ou de uma empresa. Vocês passam o dia todo na rua, em contato com um monte de gente bacana, com informações privilegiadas.
Ponham a cabeça para funcionar e também enviem notas boas! Sejam "assessores da imprensa" (e não somente dos seus clientes).
Daqui pra frente esta será a nossa moeda de troca.
Sejam boas fontes e não pedintes!!!!!
bjs
karla".

Karla Sarquis
Coluna Persona- Estadão


------ Original Message -----
From: Karla Sarquis
Sent: Wednesday, August 30, 2006 3:04 PM
Subject: ASSESSORIAS

Queridos,

Pelo jeito muitos de vocês ficaram magoados...recebi e-mail de colegas, indignados, furiosos. Acho que o tom ficou pesado. Não era essa a idéia. A única intenção era melhorar a qualidade das informações para os leitores.

Karla Sarquis
Coluna Persona- Estadão