Do careta ao moderno: Sebos como uma alternativa para a leitura, por Danúbia Guimarães
Do careta ao moderno: Sebos como uma alternativa para a leitura, por Danúbia Guimarães
Atualizado em 18/05/2006 às 11:05, por
Por: Danúbia Guimarães e estudante do curso de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi.
Do careta ao moderno: Sebos como uma alternativa para a leitura , por Danúbia Guimarães
Música instrumental ambiente, algumas mesas espalhadas, gente jovem e uma infinidade de estantes repletas de livros em bom estado. Em um lugar especial, há cds, dvds, quadrinhos e até mesmo discos de vinil.O espaço descrito acima não se trata de uma nova loja, muito menos do lançamento de um barzinho. A descrição trata-se dos sebos, lugares cada vez mais estilizados e freqüentados por jovens da cidade de São Paulo.
Embora na cabeça de muitos os sebos sejam locais onde reina a poeira, livros velhos que não interessam mais a ninguém e pessoas pouco interessantes, essa não é a realidade de lugares como a Casa das Revistas Usadas, localizada no bairro da Vila Mariana e do Moema, situado na Vila Olímpia.
Apesar dos sebos serem um ambiente com público predominante entre idades de 25 e 40 anos, segundo uma pesquisa realizada pelos alunos de pós-graduação do curso de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, há uma forte presença de um público mais jovem, entre a faixa dos 15 e 24 anos.
Esse é o caso do sebo Moema, que segundo Graziela Nicoló, dona do lugar, há uma forte presença de jovens universitários, devido a proximidade das Universidades FMU e Anhembi Morumbi.
Graziela desmistifica também a idéia de haverem apenas livros antigos nos sebos. "Temos vários lançamentos, como O Senhor dos Anéis, Dicionário de Simbologia, A Arte da Felicidade e Hobbit, todos com até 25% de desconto em cima das livrarias".
Para o estudante de matemática da Universidade de São Paulo, Leonardo Rudá de Oliveira, assíduo freqüentador de livrarias em geral, a principal vantagem dos sebos é o preço.
A mais recente obra adquirida foi Minha luta, do ditador alemão Adolf Hitler , que no site Submarino pode ser encontrado por R$ 65, 00, mas que foi comprado pelo estudante em "ótimo estado" por R$ 45,00 no sebo Casa das Revistas Usadas.
Graziela chama a atenção ainda de seus visitantes em potencial e colecionadores, que em sua loja podem ser encontrados gibis, revistas, cds, dvds e até discos de vinil antigos com "ótimos preços" também.
Serviço
Para quem quiser conferir de perto, o sebo Moema fica na Av. Santo Amaro, 1966 - Vila Olímpia - São Paulo - SP Tel: 8181-8269
Ou ainda, uma boa opção é o sebo Casa das Revisas Usadas, que fica na Rua Domingos de Moraes 770, loja 33A - Vila Mariana São Paulo - SP Tel: (11) 570-9205






