Diogo Mainardi X Franklin Martins: clique aqui e entre você também na polêmica

Diogo Mainardi X Franklin Martins: clique aqui e entre você também na polêmica

Atualizado em 23/04/2006 às 23:04, por Thaís Naldoni / Redação Portal IMPRENSA.

Diogo Mainardi X Franklin Martins : clique aqui e entre você também na polêmica

Por
Amado por uns, odiado por outros. É inegável que não importa de qual natureza, Diogo Mainardi, colunista de Veja , desperta paixões - e cria polêmicas. Ultimamente, Mainardi tem usado seu espaço da revista semanal para criticar a "estranha ligação" entre jornalistas e governo, em um movimento já batizado por ele próprio de "Tribunal Macartista Mainardiano". Já foram alvos de "Dioguinho" - como o colunista é popularmente chamado - os jornalistas Tereza Crunivel (lulista do PcdoB), Kennedy Alencar (taquígrafo do porta voz da Presidência), Paulo Henrique Amorim (lulista da linha bolivariana), Eliane Cantanhêde, entre outros. "Minha maior diversão é tentar adivinhar a que corrente do lulismo pertence cada jornalista", explicou em dezembro de 2005.

Nesta mesma época, um dos jornalistas citados foi Franklin Martins - um dos principais comentaristas de TV Globo e classificado por Mainardi de "Dirceu até a morte". Na ocasião, Martins declarou à IMPRENSA que não comentaria nada, já que não lia a coluna de Diogo. "Não leio a coluna dele, e também não polemizo com jornalistas", garantiu.

No entanto, Franklin não resistiu às investidas de Mainardi na coluna "Jornalistas são brasileiros", publicada na edição nº 1952 de Veja , de 19/04/2006. Segundo Diogo, Victor Martins - irmão de Franklin - foi nomeado para uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo e os senadores, ao aprovarem seu nome, levaram em conta o parentesco ilustre. Além disso, o colunista disse ainda que o prestígio de Franklin já rendeu cargos públicos a sua esposa, Ivanisa Teitelroit.

Depois da réplica, a tréplica
Respondendo às acusações, Franklin Martins publicou uma carta, na qual ele declarava nada ter a ver com a nomeação de seu irmão. "Jamais intercedi junto a quem quer que fosse no Poder Executivo para sua indicação", garantiu. O jornalista aproveitou, ainda, para desafiar Mainardi a colocar a história em pratos limpos, convocando alguém de sua confiança a entrevistar os 81 senadores, para averiguar se Franklin teria exercido alguma influência na indicação de Victor. "Senão topa o desafio, o sr. Mainardi estará apenas confessando que não tem compromisso com a verdade e deixando claro que não passa de um difamador", disse o jornalista que já avisou que acionará Mainardi na Justiça por danos morais.

Ciente da réplica de Franklin Martins, Mainardi não recuou. Na edição de 26/04/2006 de Veja , sob o título de "Franklin, o 'conceituado'", a coluna trazia ainda mais acusações. "Nas últimas semanas, o que mais se comentou no meio jornalístico foi que Franklin Martins teria integrado o comando que quebrou o sigilo do caseiro Francenildo", disse.

Entre você também na polêmica
A polêmica envolvendo Franklin Martins e Diogo Mainardi repercutiu em todo o Brasil, e nenhum assunto chamou tanto a atenção dos internautas do Portal IMPRENSA no mês de abril quanto esse. Participe você também. Poste aqui seu comentário, como já fizeram os leitores abaixo.

Pró Mainardi

"Acompanho semanalmente a coluna do jornalista Mainardi na revista Veja , e fico contente por existir profissionais na imprensa brasileira que têm a coragem de denunciar as maracutaias que existem na política nacional, a exemplo dos comentários que faz sobre os fatos reais de corrupção em nosso País. Polêmica à parte, quero só parabenizar este profissional que bota a cara para bater. Continue assim!".
Adecir Pereira - adecirpereira@yahoo.com.br

"É incrível o grau de paroxismo que o Diogo provoca em certa esquerda engajada, e no jornalismo corporativista. Não há nenhuma novidade na "safra" do final de semana, em que ele apenas agrega ao governismo empedernido dos listados, vantagens "fenícias", obtidas por esse governismo exacerbado! A grande novidade, é sabida até pela estrela vermelha plantada nos jardins da Dona Marisa, o fato de Helena Chagas ter sido apanhada, armando junto com Palocci, para cometer o crime de violação de sigilo do Francenildo. Mais uma vez Diogo acerta na mosca! Vocês deveriam dar para ele o título de jornalista honorário, pois esta merecendo há muito tempo".
Hélcio Lunes - hlunes@uol.com.br

Pró Franklin

A carta do Franklin é linda. Ele se defende sem sair do tom que o caracteriza em todos os seus comentários. Parabéns! E para o Mainardi, o que escrevi estes dias aqui está começando a acontecer: quem destila muito veneno, acaba se afogando no próprio pote. Acho que o desafio do Franklin é uma bela arapuca para ele. Parabéns de novo, Franklin!
Clovis Lindner - clovishl@terra.com.br

"Quais são as provas que Mainardi possui para comprovar o que "denunciou" em sua coluna ? Diogo Mainardi, além de ser uma figura arrogante, pensa que ainda se faz jornalismo como no começo do século XX, quando um jornalista se fazia célebre quando criava polêmica contra algo ou algúem (e quanto mais longa fosse a discussão, melhor), assim como fez Chateubriand no início de sua carreira. Veremos o que acontecerá daqui em diante: ou ele prova o que disse ou então faça um favor aos leitores da Veja e ao verdadeiro jornalismo: pare de falar bobagens, ou então não escreva mais.
Rodrigo Borges Delfim - rodrigobdelfim@gmail.com

logo

2024 - 2026 Portal Imprensa. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade