Dia Mundial da Internet: Em pauta, a tecnologia que pode causar dependência

Dia Mundial da Internet: Em pauta, a tecnologia que pode causar dependência

Atualizado em 17/05/2007 às 10:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Dia Mundial da Internet: Em pauta, a tecnologia que pode causar dependência

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Internet, pesquisadores não se dedicam a falar sobre os benefícios que a tecnologia trouxe ao cotidiano do ser humano, pelo contrário, o assunto em pauta é o transtorno de dependência causado pela Internet.

O grupo chefiado pelo Dr. Cristiano Nabuco decidiu aprofundar esta questão começando o segundo grupo de pessoas que foram voluntários para uma pesquisa sobre o vício em internet.

A chamada para voluntários atraiu a atenção do público que, após passar por uma triagem, terá seus casos acompanhados pelos especialistas do grupo. "A dependência não parte de casos de gente que fica quatro ou cinco horas na frente do micro", alerta Nabuco em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo . Segundo ele, existem exemplos mais graves e de pessoas que prejudicam sua saúde e vida social por conta do vício online.

Segundo o pesquisador, os transtornos ligados à internet estão numa fase inicial de investigação e ainda não podem ser comparados, em quantidade de estudos, a outros males com a depressão, a bulimia ou outros transtornos. "Nosso objetivo não é determinar se o vício em internet é um transtorno, mas de avaliar as características das pessoas que apresentam algum tipo de desvio e suas características. Percebemos que estas pessoas têm baixo nível de suporte social, familiar ou de outro tipo, ou seja, são pessoas que se sentem mais isoladas, porque já tem depressão ou outro tipo fobia social. E isso faz da internet um refugio extremamente sedutor e que permite ao indivíduo contornar uma série de dificuldades", explica o pesquisador.

Serviço

Os pais preocupados com crianças e adolescentes (não contemplados no estudo atual, voltado exclusivamente a adultos) poderão contar com o suporte de um novo grupo que tem previsão de entrar em atividade em julho deste ano.

Pessoas que tiverem o perfil podem entrar em contato com a equipe do HC pelo telefone (11) 30696975.