Dia da Imprensa: V Congresso Nacional da História da Mídia marca a comemoração
Dia da Imprensa: V Congresso Nacional da História da Mídia marca a comemoração
Dia da Imprensa: V Congresso Nacional da História da Mídia marca a comemoração
O Brasil comemora, nesta sexta-feira (01), o Dia da Imprensa. A data, que antes era comemorada em 10 de Setembro, passou, a partir de 1999, a ser celebrado em 1º Junho, quando, em 1808, começou a circular o jornal Correio Braziliense .Em comemoração a essa data, acontece até o próximo sábado (02), em São Paulo, o V Congresso Nacional de História da Mídia. O evento reúne pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de todo o Brasil e apresenta além das conferências, 156 trabalhos que recuperam a memória midiática nacional.
Entre estudos há os seguintes temas: Estudo de Casos dos telejornais "Jornal Nacional e SBT Brasil", linguagem verbal e não-verbal dos apresentadores; O Berro, Memórias de um jornal popular independente; Percursores do jornalismo Online; Tecnologia, um divisor de águas na história do rádio; Sistema Brasileiro de TV Digital: Caminhos Percorridos e Implantação; Que clique é esse? Um estudo comparativo entre o correio eletrônico e o correio tradicional; Humor nos periódicos paulistanos: o Diabo Coxo (1864-1865) e o Cabrião (1866-1867) e Proteu Adormecido: a produção de sentidos históricos nas relações entre História e Mídia - (Brasil: 1964 - 2004).
O evento é promovido pela Rede Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia no Brasil e ocorre até amanhã no auditório do CIEE (Rua Tabapuã, 445) e no auditório da Cásper Líbero (Av. Paulista, 900, 5º andar).
Outra celebração marca o dia de hoje. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo completa 70 anos de fundação, e será homenageado durante as atividades do Congresso também nesta sexta-feira, às 11h no Auditório do CIEE.
Mais informações e a programação completa do V Congresso Nacional de História da Mídia,






