Denúncia: Ministro das Comunicações será investigado pelo STF

Denúncia: Ministro das Comunicações será investigado pelo STF

Atualizado em 01/06/2007 às 09:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Denúncia: Ministro das Comunicações será investigado pelo STF

O Supremo Tribunal Federal investigará o envolvimento do ministro das Comunicações, Hélio Costa, na ordem de pagamento de R$ 254 milhões da Telebrás para a VT Um Produções, do empresário Uadji Moreira.

A investigação teria sido determinada em 7 de março pela Sub-procuradora Geral da República Claudia Sampaio Marques, com base em ação popular e notícia crime movidas por José Bezerra de Souza contra o ministro.

Segundo a representação, com o aval do Hélio Costa a Telebrás teria começado a pagar R$ 254 milhões para VT Um Produções, do empresário Uadji Moreira, amigo do ministro, que moveu um processo contra a estatal em 1998. A ação do dono da VT Um envolvia, também, outra estatal, a Embratel.

A denúncia foi feita pelo jornalista Hélio Fernandes, em sua coluna no diário carioca Tribuna da Imprensa, em 25 de maio. No texto, o jornalista conta que, no processo, afirma-se que 'o presidente da Telebrás, Jorge de Motta e Silva, alertou o ministro que não podia ordenar o pagamento. O ministro recusou a recomendação legítima do presidente da Telebrás e avalisou o "acordo".

Ainda segundo a coluna de Hélio Fernandes, Helio Costa será investigado e terá que depor no inquérito que será aberto no mais alto tribunal do País. "A Polícia Federal será chamada a investigar os fatos da notícia-crime", prosseguiu o colunista