Democratização da Mídia: Semana da Comunicação estimula meios alternativos
Democratização da Mídia: Semana da Comunicação estimula meios alternativos
Democratização da Mídia : Semana da Comunicação estimula meios alternativos
Uma série de atividades marcará, até a próxima quarta-feira (25/10), a 3ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação - hoje (18/10) comemora-se do "Dia Mundial da Democratização da Mídia". Promovida por organizações não-governamentais e entidades ligadas a movimentos sociais, a semana especial ocorre em diversas capitais.Por meio de debates, palestras, exibição de vídeos e oficinas, os organizadores pretendem abrir um diálogo com a sociedade em torno do estímulo aos meios alternativos de comunicação.
Neste ano, a escolha do padrão japonês de TV digital será um dos principais temas dos debates. "Apesar das possibilidades trazidas pela nova tecnologia, a definição do sistema foi um processo que atendeu apenas aos interesses dos radiodifusores", avaliou Bráulio Ribeiro, membro do Coletivo Intervozes, uma das entidades organizadoras da Semana no Distrito Federal.
A concentração da propriedade dos veículos será outro tópico central nas atividades. Para os organizadores da Semana, o monopólio dos meios de comunicação representa um dos principais obstáculos ao exercício pleno da liberdade de expressão. "A gente só vai alcançar um nível verdadeiro de democracia quando as várias opiniões e discursos estiverem inseridos na arena das comunicações", explicou Bráulio Ribeiro.
Em Brasília, os principais temas dos debates serão o controle público da mídia e o combate à criminalização dos movimentos sociais. As atividades começaram a partir da noite de ontem (17/10) em faculdades e pontos culturais do Distrito Federal.
Em Vitória, o impasse entre os indígenas do Espírito Santo e a indústria de celulose Aracruz será tema de seminário. Em São Paulo, a partir de hoje, o foco das discussões será o comportamento da mídia na cobertura das eleições. Também será entregue o 28º Prêmio Vladimir Herzog, para jornalistas que se destacaram na cobertura dos direitos humanos.
Um ato público marcará a semana, em Recife (PE). E também estão previstas atividades em Salvador (BA) e São Luís (MA).
A programação completa pode ser conferida na Internet, no endereço . 





