Democratização da mídia: Organizações assinam apoio a rádios comunitárias em SP

Democratização da mídia: Organizações assinam apoio a rádios comunitárias em SP

Atualizado em 11/12/2006 às 09:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Democratização da mídia : Organizações assinam apoio a rádios comunitárias em SP

Mais de 15 entidades da sociedade civil assinaram, na última sexta-feira (08/12), um termo de apoio à instalação das rádios comunitárias no município de São Paulo.

Uma das intenções expressas no documento, denominado "Compromisso de Honra", é colaborar com as rádios em assessoria jurídica, técnica e de gestão.

No termo, firmado por entidades como a Associação Brasileira de Imprensa, ABI, Intervozes, Sindicato dos Jornalistas, União Brasileira dos Escritores e Associação Brasileira da Música Independente, é assumido também o compromisso de cooperar para a auto-suficiência das rádios comunitárias a serem instaladas na cidade.

As entidades ainda se propuseram a construir um Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária no município, já previsto no Plano Diretor do município, e a manter aberta uma mesa de discussão permanente sobre rádios comunitárias.

O texto ainda diz que as entidades se dispõem a buscar o contato com a rede escolar, com o programa Saúde da Família e com músicos da cidade para a elaboração de projetos conjuntos.

O Ministério das Comunicações publicou na semana passada o aviso de habilitação para inscrição das entidades interessadas em executar o serviço de radiodifusão comunitária no município de São Paulo. Esta é a primeira vez que o governo federal abre a possibilidade do funcionamento de rádios comunitárias na cidade.