Danos morais: Ofendido, Cid Moreira processa Record e apresentadora Eliana

Danos morais: Ofendido, Cid Moreira processa Record e apresentadora Eliana

Atualizado em 30/01/2007 às 09:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Danos morais : Ofendido, Cid Moreira processa Record e apresentadora Eliana

Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal

Um dos locutores do "Fantástico", da TV Globo, Cid Moreira, entrou com ação judicial contra a apresentadora Eliana e a TV Record.

Dono de uma das vozes mais conhecidas do País, Moreira pede R$ 150 mil de indenização por danos morais e uso indevido e não-autorizado de sua imagem.

O processo foi motivado por uma sátira feita no programa de Eliana, o dominical "Tudo é possível", em outubro de 2005. Um boneco de espuma cujas feições lembravam as do locutor e manipulado por um ventríloquo que imitava a voz de Moreira animou um dos quadros da atração.

Durante a prova, de acordo com a revista virtual Consultor Jurídico, o boneco disse frases como "quero tocá-la" e "se quiser, vem aqui", além de fazer "gestos `acintosos´ com os dedos, com referência direta aos seios de uma modelo, quando dizia `vejo dois milhões´".

Eliana, por sua vez, agravou a situação, respondendo com expressões como "está surtando o `véio´".

No processo, Moreira afirma que sofreu danos psicológicos e tornou-se motivo de "escárnio nacional", especialmente por ter sua voz e imagem usadas para "fomentar paixões sexuais vãs".

Além de locutor do "Fantástico" e apresentador do "Jornal Nacional" por quase três décadas, Moreira gravou diversas séries de discos com mensagens bíblicas nos últimos anos.

O locutor afirmou que nada tem contra o sexo ou contra o uso de seu nome e imagem em programas humorísticos que "respeitem o limite da diversão". Como Eliana e a Record excederam os limites, Moreira decidiu mover a ação.