Dano Moral: Editora abril é condenada a indenizar jornalista da IstoÉ Dinheiro
Dano Moral: Editora abril é condenada a indenizar jornalista da IstoÉ Dinheiro
Atualizado em 16/01/2007 às 11:01, por
Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.
Dano Moral: Editora abril é condenada a indenizar jornalista da IstoÉ Dinheiro
Por Na tarde de ontem (15/01), o juiz Régis Bonvicino julgou procedente o pedido de indenização por danos morais feito pelo jornalista Leonardo Attuch contra a Editora Abril e a revista Veja . Em sua edição de nº 1944,a revista publicou editorial com o título de "O mais vendido", no qual ataca o jornalista da IstoÉ Dinheiro , com expressões como "negociante de notícias", "quadrilheiro" e profissional "à venda". Segundo o processo, o editorial dizia que Attuch era investigado pela Polícia Federal e que estaria "envolvido em uma nova fraude".A fraude a que se referia a Veja , se trata do número de exemplares vendidos do livro "A CPI que abalou o Brasil", de autoria de Leonardo Attuch, que teria sido adulterado para que entrasse na lista do "mais vendidos". Com tal argumento, Veja retirou a obra da lista publicada semanalmente e, em seu editorial, justificou a decisão, atacando o jornalista.
Na sentença, o juiz salienta que a condenação tem caráter pedagógico, por expor aos leitores de Veja os erros da publicação. Além do pagamento da indenização de 50 salários mínimos, cerca de R$ 17,5 mil, a revista deve publicar a sentença na edição do dia 28 de janeiro de 2007, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.
Além do processo por danos morais, Leonardo Attuch está movendo um processo de natureza criminal. "Como editorial foi publicado sem assinatura, ingressei com ação penal contra
Roberto Civita, Mauro Calliari, Eurípedes Alcântara e Mario Sabino. Na defesa, Sabino assumiu ser o autor do texto. Em função disso, Civita e Calliari foram excluídos do pólo passivo", explica o jornalista. No entanto, o juiz acolheu a denúncia contra Sabino (autor) e Eurípedes (co-responsável) e a primeira audiência deve ocorrer em fevereiro.






