Dano moral: Câmara Federal vai processar revista The Economist
Dano moral: Câmara Federal vai processar revista The Economist
Dano moral : Câmara Federal vai processar revista The Economist
Considerando-se ofendida, a Câmara dos Deputados, na figura de seu recém-empossado presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP), vai mover uma ação judicial contra a tradicional revista britânica The Economist .Em sua última edição, que circula desde o final da semana passada, a publicação veiculou matéria intitulada "Parlamento ou chiqueiro?", focando justamente a escolha de Chinaglia como chefe da casa.
O olho do texto foi bastante claro quanto ao seu conteúdo: "Uma campanha fracassada para limpar uma legislatura maculada".
A The Economist , que ultrapassa a casa de 1 milhão de leitores, lembrou os escândalos que marcaram a última legislatura dos parlamentares brasileiros e aproveitou para ressaltar que "a História irá julgar se Chinaglia conseguiu restaurar a reputação da instituição".
Para a revista, que sugere implicitamente uma resposta negativa à essa mesma ressalva, a eleição para a presidência da Câmara foi marcada pela perversão. "O toma-lá-dá-cá paroquiano venceu a ética", afirmou.
Chinaglia, especialmente, se sentiu ofendido e pediu à corregedoria da casa que estudasse que tipo de medidas judiciais poderiam ser tomadas contra a publicação britânica.
No plenário, em sessão realizada ontem (12/02), informou que vai "tomar as medidas para fazer a defesa adequada da Casa" - como prometera em carta-compromisso enviada aos deputados durante sua campanha, reagindo às críticas da imprensa consideradas injustas.
A informação foi antecipada pelo blog de Josias de Souza, na Folha Online. 





