Crise Editora Três: Jornalistas fazem anúncio de greve; setor administrativo adere ao movimento

Crise Editora Três: Jornalistas fazem anúncio de greve; setor administrativo adere ao movimento

Atualizado em 28/02/2007 às 14:02, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Crise Editora Três : Jornalistas fazem anúncio de greve; setor administrativo adere ao movimento

Por Na noite da última terça-feira (27), os jornalistas da Editora Três - que edita as revistas IstoÉ , IstoÉ Dinheiro , Dinheiro Rural e IstoÉ Gente - enviaram à direção da empresa um comunicado de greve.

Em assembléia realizada ontem, definiu-se que, caso não seja dado um outro parecer oficial sobre os salários atrasados de fevereiro, a editora entra em greve geral em até 48 horas.

Nesta quinta (01/03), o setor administrativo da editora aderiu ao movimento, protocolando formalmente o anúncio de greve. Na prática, portanto, o setor entraria em greve na segunda-feira - caso a situação não seja resolvida amanhã.

O motivo oficial para mais esta paralisação continua a ser o atraso no pagamento dos salários. Até o momento, ainda não foram pagos os valores referentes a 05/02 e o vale do último dia 20/02.

Domingo Alzugaray, proprietário da Editora Três, disse aos funcionários que o pagamento dos atrasados está atrelado à negociação de venda da Editora, que deve ser finalizada ainda nesta semana. O proprietário disse, ainda, que três grupos ainda continuam interessados na compra: a CBM (de Nelson Tanure), o Banco Opportunity (de Daniel Dantas) e Grupo Camargo de Comunicação (associado ao Grupo Bandeirantes). "O Alzugaray diz que se trata de um investidor, não de um comprador. Seria alguém que entraria como um acionista", conta um funcionário.

De qualquer forma, a greve dos jornalistas é motivada pela demora da empresa em se manifestar quanto aos pagamentos. "Esperamos uma resposta mais respeitosa, do que esta de ficarmos sem salários até depois do dia 10 de março", completa. A continuidade ou não da greve, depende do posicionamento da Editora, diante dos funcionários.