Crise: Jornal Libération pede concordata na França

Crise: Jornal Libération pede concordata na França

Atualizado em 05/10/2006 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Crise : Jornal Libération pede concordata na França

O jornal francês Libération , tradicionalmente ligado à esquerda e considerado "porta-voz das minorias", entrou ontem (04/10) com um pedido de concordata na Justiça daquele país.

O Tribunal do Comércio de Paris, segundo a Folha de S. Paulo de hoje, aceitou a solicitação da publicação. Agora, de acordo com as leis francesas, a direção terá um prazo de seis meses para provar a credores que tem condições de recuperar a saúde financeira, lucrar e quitar as dívidas, não reveladas oficialmente; enquanto isso, a obrigatoriedade de pagamento a esses credores fica suspenso.

O Libération , fundado em fevereiro de 1973, passa atualmente por um grave conflito interno, entre a Sociedade dos Redatores e Edouard de Rothschild, principal acionista da empresa que controla o jornal. O ápice do confronto foi o afastamento, em junho último, do então presidente e Diretor de Redação, Serge July.

As contas do diário, que tem tiragem média de 140 mil exemplares, atestam a crise: no ano passado, os prejuízos operacionais foram de R$ 55,2 milhões; só nos primeiros seis meses de 2006, já chegam a níveis próximos de R$ 16,5 milhões, segundo a Folha .