CRISE: canal "Terra Viva", da Band, demite em massa, corta programas e é alvo de protesto

CRISE: canal "Terra Viva", da Band, demite em massa, corta programas e é alvo de protesto

Atualizado em 07/10/2005 às 14:10, por Thaís Naldoni e  da redação.

CRISE : canal "Terra Viva", da Band, demite em massa, corta programas e é alvo de protesto

Por
Um espectro ronda a Rede Bandeirantes de Televisão. Depois do Canal 21 - emissora que pertence ao grupo - demitir funcionários, cortar programas e perder Lillian Witte Fibe em função do corte de verbas publicitárias de estatais e do governo federal, chegou a vez de outro canal do grupo, o "Terra Viva", voltado para agronegócio, sentir o amargo sabor da crise.

Segundo fontes da emissora ouvidas pelo Portal IMPRENSA, o "Terra Viva" promoveu um incisivo corte de pessoal. Mais de 70% dos funcionários teriam recebido aviso-prévio, entre jornalistas, radialistas e técnicos.

Ainda de acordo com a fonte, que prefere não se identificar, no início havia temor de que o canal - inaugurado no primeiro semestre deste ano - não decolasse, uma vez que não havia sido acertada sua entrada no serviço de TV paga "Sky". No entanto, este acordo foi efetivado. "O canal entrou na Sky, na internet (www.tvterraviva.com.br), além de algumas operadoras de TV a cabo do nordeste, centro-oeste, sul e no serviço Tecsat. Uma parceria também foi firmada com uma rede americana para permuta de programação", conta.

Tudo parecia ir bem até o passaralho. Com as demissões, as produções de programas ficarão inviabilizadas. Segundo o funcionário, já está acertado que o Terra Viva ficará apenas com um telejornal diário de 45 minutos em sua grade. Ficarão fora da grade três telejornais e um programa diário - de variedades - com quatro horas de duração. Trocando em miúdos: mais de seis horas de programação própria serão canceladas.

São fortes os rumores de que o espaço livre seja vendido, para que seja realizado em espécie de shop time voltado para o agronegócio. Os profissionais demitidos garantem a programação do canal até o final deste mês.

Sindicato dos Radialistas

Representantes do Sindicato dos Radialistas de São Paulo estão neste momento na porta da Rede Bandeirantes, no Morumbi, protestando contra o corte de funcionários do canal Terra Viva. Procurada pela reportagem, a assessoria da Band reconhece as demissões, mas nega que os cortes sejam desta envergadura.