Crescimento: Levantamento do IVC constata aumento médio de 6,5% na circulação de jornais
Crescimento: Levantamento do IVC constata aumento médio de 6,5% na circulação de jornais
Atualizado em 26/02/2007 às 12:02, por
Redação Portal IMPRENSA*.
Crescimento : Levantamento do IVC constata aumento médio de 6,5% na circulação de jornais
Boas notícias para os jornais brasileiros. Segundo levantamento do Instituto Verificador de Circulação (IVC), a circulação dos jornais filiados à entidade subiu 6,5% no ano passado. O índice registrado no Brasil é mais que o dobro do crescimento médio global, fornecido pela Associação Mundial de Jornais (WAN, na sigla em inglês).Este foi o terceiro ano consecutivo em que o meio jornal apresentou alta, segundo o IVC. O crescimento do ano passado foi motivado pelas reformulações de conteúdo, promoções, novos caderno, entre outros. Os preços mais acessíveis e a melhoria da conjuntura econômica também são apontados pelo Instituto como causas do aumento.
Recentemente, a Associação Mundial de Jornais divulgou levantamento que aponta crescimento médio de 2,36% na circulação dos jornais em todo o mundo, no ano de 2005 (últimos dados fechados). O estudo também indica que, no período entre 2001 e 2005, o aumento chega a 9,95%.
Embora os números sejam animadores no Brasil, o mercado poderia ter demanda muito maior. A WAN pesquisa a leitura de jornais no mundo, apurando a proporção da circulação média/população adulta. Segundo o ranking elaborado pela entidade, o Japão lidera, com 633,7 cópias de jornal por mil habitantes. No Brasil, o índice é de 45,3 cópias por mil habitantes. Nesse contexto, ainda existe muito espaço para crescimento do meio jornal, principalmente, quando comparado com o mercado de países mais desenvolvidos.
No Brasil, de acordo com dados da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a venda diária de jornais chega a 7,230 milhões de exemplares, sendo que cerca de 50% são aferidos pelo IVC.
*Com informações da Lucia Faria Assessoria de Comunicação .






