Contra-Chávez: EUA devem incrementar ações de mídia anti-chavistas

Contra-Chávez: EUA devem incrementar ações de mídia anti-chavistas

Atualizado em 22/06/2007 às 11:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Contra-Chávez: EUA devem incrementar ações de mídia anti-chavistas

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou ontem (dia 21) emenda que dará US$ 10 milhões para que o programa de rádio "Voz da América" incremente suas transmissões para Venezuela. A emenda é de autoria do representante republicano Connie Mack, que tem se destacado como um dos principais oponentes de Hugo Chávez no Congresso.

Segundo informações publicadas hoje (dia 22) no jornal Folha de S.Paulo , o congressista teria afirmado ontem à tarde que "a liberdade de imprensa morreu na Venezuela no dia 27 de maio, quando Chávez fechou a Rádio Caracas Televisíon" e que "os planos comunistas de Chávez para o futuro não incluem mídia independente nem liberdade de imprensa".

A emenda é parte do Orçamento de US$ 34 bilhões de ajuda externa apresentado para o próximo ano fiscal e que está sendo analisado pelo Congresso. Ela pede ao órgão do governo que supervisiona iniciativas como a "Voz da América", o Broadcast Board of Governors (BBG), que destine dinheiro especificamente para suas ações no país chavista.

O documento foi aprovado quase um mês depois de o presidente Venezuelano, Hugo Chávez, não renovar a concessão do canal oposicionista RCTV, que acusa de ter apoiado a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2002. A proposta passa, agora, pelo Senado, onde não deve encontrar resistência.

A cadeia de rádio "Voz da América" foi criada durante a Segunda Guerra (1939-1945). É bancada pelo governo federal e transmite ao mundo inteiro a agenda norte-americana.