Contra-Chávez: EUA devem incrementar ações de mídia anti-chavistas
Contra-Chávez: EUA devem incrementar ações de mídia anti-chavistas
Atualizado em 22/06/2007 às 11:06, por
Redação Portal IMPRENSA.
Contra-Chávez: EUA devem incrementar ações de mídia anti-chavistas
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou ontem (dia 21) emenda que dará US$ 10 milhões para que o programa de rádio "Voz da América" incremente suas transmissões para Venezuela. A emenda é de autoria do representante republicano Connie Mack, que tem se destacado como um dos principais oponentes de Hugo Chávez no Congresso.Segundo informações publicadas hoje (dia 22) no jornal Folha de S.Paulo , o congressista teria afirmado ontem à tarde que "a liberdade de imprensa morreu na Venezuela no dia 27 de maio, quando Chávez fechou a Rádio Caracas Televisíon" e que "os planos comunistas de Chávez para o futuro não incluem mídia independente nem liberdade de imprensa".
A emenda é parte do Orçamento de US$ 34 bilhões de ajuda externa apresentado para o próximo ano fiscal e que está sendo analisado pelo Congresso. Ela pede ao órgão do governo que supervisiona iniciativas como a "Voz da América", o Broadcast Board of Governors (BBG), que destine dinheiro especificamente para suas ações no país chavista.
O documento foi aprovado quase um mês depois de o presidente Venezuelano, Hugo Chávez, não renovar a concessão do canal oposicionista RCTV, que acusa de ter apoiado a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2002. A proposta passa, agora, pelo Senado, onde não deve encontrar resistência.
A cadeia de rádio "Voz da América" foi criada durante a Segunda Guerra (1939-1945). É bancada pelo governo federal e transmite ao mundo inteiro a agenda norte-americana.






