Confronto: Protesto contra charges mata 15 cristãos na Nigéria

Confronto: Protesto contra charges mata 15 cristãos na Nigéria

Atualizado em 20/02/2006 às 10:02, por Gustavo Girotto / Redação Portal IMPRENSA.

Confronto : Protesto contra charges mata 15 cristãos na Nigéria

Por Igrejas incendiados e cristãos atacados. Esses foram os resultados de um protesto de muçulmanos, no sábado (18/02), contra as caricaturas do profeta Maomé (publicadas inicialmente em um jornal dinamarquês, em setembro, e depois em diversos países ocidentais) na cidade nigeriana de Maiduguri, matando pelo menos 15 pessoas.

De acordo com informações da Agência Estado, esse foi o primeiro grande protesto por causa das charges no país mais populoso da África. Segundo informações, um repórter da agência de notícias Associated Press identificou muçulmanos percorrendo a cidade com facões e porretes. Um dos grupos prendeu um homem com pneus e o incendiou com gasolina.

Os manifestantes enfrentaram o exército e a polícia durante três horas, enquanto incendiavam 15 igrejas. As charges continuam gerando polêmica ao redor do mundo.

Na Líbia, o parlamento suspendeu o ministro do Interior, depois que 11 pessoas morreram num confronto entre forças de segurança e um grupo que ateou fogo ao consulado italiano em Benghazi. Na Itália, o ministro das Reformas, Roberto Calderoli, de extrema-direita, deixou o cargo após ser acusado de fomentar os distúrbios em Benghazi. Calderoli havia aparecido em público com uma camiseta que exibia uma das charges.