CONEG: Economista Carlos Lessa e músico Carlos Lyra participam de encontro promovido pela UNE
CONEG: Economista Carlos Lessa e músico Carlos Lyra participam de encontro promovido pela UNE
CONEG: Economista Carlos Lessa e músico Carlos Lyra participam de encontro promovido pela UNE
Na próxima sexta-feira (30/03), começa o 55º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEG) da UNE, na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).As estimativas são de que o evento receba mais de 500 jovens de todo o país. O encontro - um dos principais fóruns de discussão e deliberação do movimento estudantil brasileiro - acontece até o dia 1º de abril. O economista Carlos Lessa e o músico Carlos Lyra já confirmaram presença.
O CONEG reúne representantes de DCE's, Uniões Estaduais e Municipais dos Estudantes, Federações e Exectivas de cursos. Na programação, painéis simultâneos sobre democratização da comunicação, política econômica, reforma universitária, "PAC da Educação", violência e maioridade penal. Já os grupos de discussão vão abordar temas diversos: racismo, meio ambiente, drogas, glbtt, cultura e outros.
O encontro também convocará o próximo Congresso da UNE. Os participantes decidirão o novo regimento eleitoral do 50º CONUNE, que vai escolher a nova direção da entidade em junho deste ano.
Debate Carlos Lessa
O economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), participa na sexta-feira (30), às 14h, da mesa "A economia brasileira e o Plano de Aceleração do Crescimento".
Show Carlos Lyra
O músico Carlos Lyra fará show gratuito e inédito no terreno da Praia do Flamengo para rememorar o ato de barbárie da ditadura. Lyra era integrante do lendário Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE e estava dentro do prédio no dia em que os militares invadiram o local e destruíram tudo. Logo após a retomada, o músico visitou o acampamento, levando apoio e solidariedade aos estudantes.
Reforma e "PAC da Educação"
Os principais pontos de debate do 55º CONEG vão envolver também outros dois temas: a reforma universitária e o recém lançado Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), que ficou conhecido como o "PAC da Educação".
Os estudantes deverão discutir e deliberar propostas para serem incorporadas ao PDE.
O objetivo do ato é repudiar o golpe militar e cobrar do governo uma posição mais firme em relação à abertura dos arquivos da ditadura militar. Além disso, haverá manifestações contra a crescente violência na capital carioca, com a participação do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz. 





