Clonagem: revista Science tenta cancelar artigo

Clonagem: revista Science tenta cancelar artigo

Atualizado em 03/01/2006 às 11:01, por Denise Moraes | Redação Portal Imprensa.

Clonagem: revista Science tenta cancelar artigo

Em pesquisa científica funciona assim: alguém faz uma grande descoberta e conta ao mundo. No entanto, enquanto revistas como a norte-americana Science ou a britânica Nature não publicarem essa descoberta, é como se ela não tivesse existido.

No caso da Science , em maio do ano passado, a revista publicou um artigo sobre um tal de Woo-Suk Hwang, um sul-coreano que havia desenvolvido um trabalho revolucionário de clonagem humana.

Da Science , a notícia ganhou os jornais do mundo e Hwang, que já era bastante conhecido em seu país e nos círculos científicos por ter clonado um cão, tornou-se mundialmente conhecido e reverenciado.

Tudo mundo bonito, até se descobrir, em dezembro no ano passado, que o cientista havia fraudado vários resultados de sua pesquisa. O próprio Hwang assumiu seu erro e pediu desculpas aos que acreditaram nele, o que inclui outras 25 pessoas, de sua equipe, além de periódicos que publicaram a pesquisa revolucionária, incluindo a Science .

A revista agora enfrenta um momento "saia 34" e tenta cancelar o artigo publicado em maio passado. 24 dos 25 autores da pesquisa já concordaram com seu cancelamento. No entanto, se não houver consenso entre os autores da pesquisa, a Science cancelará o artigo por conta própria.