Cláudia Quaresma, diretora da Central Globo de Afiliadas: "A capacidade de segmentação das afiliadas democratiza a mídia"
Cláudia Quaresma, diretora da Central Globo de Afiliadas: "A capacidade de segmentação das afiliadas democratiza a mídia"
Atualizado em 25/11/2005 às 19:11, por
Denise Moraes | Redação Portal IMPRENSA.
Cláudia Quaresma, diretora da Central Globo de Afiliadas: "A capacidade de segmentação das afiliadas democratiza a mídia"
PorA próxima edição da Revista IMPRENSA falará sobre a mídia regional do Rio de Janeiro, abordando sua mídia impressa, além das filiadas e afiliadas das grandes redes de televisão. Confira nesta entrevista exclusiva a opinião de Cláudia Quaresma, diretora da Central Globo de Afiliadas sobre o assunto
Portal IMPRENSA - Quantas afiliadas a Globo possui no Rio e quantos e quais municípios do RJ são cobertos por elas?
Cláudia Quaresma - Além da TV Globo RJ, temos outras 4 emissoras no estado. São as afiliadas:
Inter TV - Serra+Mar - Nova Friburgo
Inter TV - Alto Litoral - Cabo Frio
Inter TV - Planície - Campos
TV Rio Sul - Resende
No Rio de Janeiro, o sinal da Globo chega a 100% dos municípios do estado. Destes, 76% são através das afiliadas.
Portal IMPRENSA - As afiliadas têm programação própria regional? Quais são os programas?
Cláudia - T odas têm programação local. Além do telejornalismo local, através do qual elas levam ao telespectador notícias sobre seu bairro, cidade ou região, a Inter TV produz o "INTER TV Rural", que vai ao ar aos domingos, às 7h da manhã nas suas 3 emissoras e a TV Rio Sul produz o "RIO SUL REVISTA", exibido aos sábados das 12 às 12h20.
O "INTER TV RURAL" é pautado por temas rurais e ecológicos, mostrando oportunidades de novos negócios na pesca, campo, além de matérias de comportamento. O programa dá dicas sobre plantio, culinária e cotação de produtos, indicando para a dona de casa como comprar produtos da estação sem pagar muito. Técnicos respondem às cartas dos telespectadores durante o programa.
O "RIO SUL REVISTA" é um programa de variedades. Todos os sábados são exibidas reportagens sobre cultura, turismo, comportamento, esporte e meio-ambiente. O programa revela talentos e combina informação com diversão. Nas entrevistas, os convidados são as pessoas que se destacam no sul do estado. Nas reportagens especiais são apresentadas notícias num formato diferenciado do jornalismo diário e os assuntos são aprofundados e discutidos sob vários ângulos, dando ao telespectador mais informações sobre o que acontece na região.
Portal IMPRENSA - Na sua opinião, qual a importância da produção de programação local para uma afiliada? Falar sobre a região do anunciante gera maior identificação com a comunidade e, por conseguinte, com o seu produto?
Cláudia - Construímos nossa Rede de Afiliadas sempre priorizando os telespectadores e o mercado anunciante. Nesse sentido, a programação local é essencial, porque leva ao telespectador as notícias de seu bairro, sua cidade e sua região.
Por outro lado, a capacidade de segmentação construída com as Afiliadas também democratiza a mídia, possibilitando ao pequeno e médio anunciante otimizarem seus recursos. Não é por acaso que as emissoras da Rede Globo atendem a mais de 40 mil clientes.
Portal IMPRENSA - Como se dá a comercialização da programação local?
Cláudia - A comercialização é definida pela área de atuação de cada praça e não pelo caráter da programação (local ou nacional). A Afiliada pode vender todo e qualquer programa dentro da sua área de cobertura contratual; já a Globo vende para todas as praças, seja a mídia local, estadual ou nacional.
Portal IMPRENSA - E os anunciantes dos programas locais? São todos regionais ou há algum nacional?
Cláudia - Temos a presença de anunciantes locais, regionais e nacionais nestes programas. Várias iniciativas de divulgação garantem um bom conhecimento da programação local pelo mercado. A informação que chega para agências e anunciantes através das equipes comerciais e das diversas ferramentas de comunicação que a Globo e as Afiliadas disponibilizam tem gerado receitas crescentes para a programação local de linha.
Além disto, eventos tradicionais locais, sem dúvida, são conhecidos e reconhecidos por grande parte dos anunciantes. O São João, o Carnaval e as Micaretas no Nordeste, o Círio de Nazaré em Belém, as Copas de Futsal e os Rodeios no interior de SP, o Planeta Atlântida no Sul e tantos outros festivais, jogos e concursos são considerados pelo mercado oportunidades únicas de mídia e de associação de marca.





