Cidadania: UNICID recebe inscrições para o Programa de Alfabetização e Inclusão
Cidadania: UNICID recebe inscrições para o Programa de Alfabetização e Inclusão
Atualizado em 15/02/2007 às 15:02, por
Fonte: Assessoria de Imprensa.
Cidadania : UNICID recebe inscrições para o Programa de Alfabetização e Inclusão
A Universidade Cidade de São Paulo está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro, para novas turmas do Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI). O objetivo do projeto, que tem parceria com o governo do estado, é atender jovens com mais de 14 anos e adultos analfabetos ou com pouca escolaridade.De acordo com a coordenadora do PAI, Isilda Lozano Perez, o programa funciona como um curso de extensão que vai além da proposta da alfabetização para a leitura, escrita, cálculo e desenvolvimento do raciocínio, questões ligadas à escolarização básica "O projeto também valoriza a formação humanística. Professores de diferentes áreas do conhecimento e alunas do curso de Pedagogia e Educação Física da Universidade participam do processo para trazer para realidade dos alunos temas como arte, filosofia, história e ciências", afirma.
Dentro desse contexto, os alunos têm acesso à biblioteca e sala de estudos da Universidade. Além disso, periodicamente são submetidos a trabalhos para análise de vídeos e filmes de conteúdo social, como Central do Brasil, seguido de discussões. "O programa é interdisciplinar e inclusivo, não só do ponto de vista de leitura e escrita, mas de formação geral", diz a coordenadora.
A inclusão digital é outro diferencial da proposta pedagógica do programa. Os alunos têm acesso aos laboratórios de informática e a softwareteca, iniciando-se no mundo digital. "Fornecemos todos os recursos necessários para que os alunos realmente absorvam o aprendizado de uma maneira mais clara e precisa", explica Isilda.
O PAI foi implementado em 2003 e já formou 50 alunos na instituição. Segundo a coordenadora, ao contrário de um supletivo, a Universidade não certifica o nível de escolaridade que o PAI atinge, que é o ensino fundamental. "Os alunos recebem ao final de cada período, um certificado emitido pela extensão, que diz respeito à participação no projeto. Aqueles alunos que mediante avaliação revelam escolaridade compatível com a 4ª série são encaminhados para as escolas da rede pública e estadual", explica a coordenadora.
As aulas têm início no dia 1 de março e acontecem de segunda a sexta-feira das 14 horas às 16h30 na instituição. A duração é de um ano.
Serviço:
Programa de Alfabetização e Inclusão - 2007
Inscrições: até 28 de fevereiro
Horário das aulas: de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30
Duração: 1 ano
Público-alvo: jovens com mais de 14 anos e adultos analfabetos ou com pouca escolaridade
Informações: telefone (11) 2178-1416 / 1218
Universidade Cidade de S. Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Tel.: 11 - 2178 1212 -






