Chávez e a mídia: Venezuela anuncia data para nacionalização da maior empresa de telecomunicações do país

Chávez e a mídia: Venezuela anuncia data para nacionalização da maior empresa de telecomunicações do país

Atualizado em 11/04/2007 às 18:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Chávez e a mídia: Venezuela anuncia data para nacionalização da maior empresa de telecomunicações do país

O governo venezuelano anunciou nesta terça-feira (10/04) que vai assumir no dia 4 de julho o controle operacional da Compañía Anónima Teléfonos de Venezuela (CANTV), a maior empresa de telecomunicações do país. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa do ministro das Telecomunicações, Jesse Chacón.

Chacón disse que o governo lançou, nesta segunda-feira, uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) das ações da CANTV. Conforme as regras de mercado, a oferta ficará aberta por 20 dias e a liquidação da compra de ações ocorrerá no dia 18 de maio. Até esta data, o governo venezuelano espera adquirir pelo menos 70% das ações da companhia, o que lhe garantirá o controle operacional.

Segundo Chacón, no dia 4 de julho será realizada uma assembléia extraordinária para nomeação do presidente e do conselho diretor da CANTV.

A oferta pública de aquisição de ações foi lançada depois que o governo chegou a um acordo com a empresa americana Verizon para adquirir os 28,5% que esta detinha da CANTV, por um total de US$ 572 milhões.

"Haverá uma mudança de dono e uma mudança de filosofia, na qual se substituirá a rentabilidade a curto prazo, dos donos atuais, por uma rentabilidade social, maior penetração e melhor acesso ao serviço", disse o ministro.

Chacón afirmou ainda que dentro de dois anos a Venezuela terá uma rede de fibra óptica com cerca de 20 mil quilômetros, o que a colocaria como a maior extensão de fibra óptica da América Latina (proporcionalmente ao tamanho do país).

A nacionalização da CANTV foi anunciada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no início do ano, como parte de um "pacote" de nacionalizações nos principais setores da economia do país.

No dia 26 de maio, a RCTV (Rádio Caracas Televisión), segunda maior emissora privada do país, também deverá ser nacionalizada. A emissora opera no país desde a década de 50, e não terá sua concessão - que vence em maio - renovada pelo presidente Hugo Chávez.