Censura: Justiça estadual proíbe jornal de Vinhedo de publicar entrevista

Censura: Justiça estadual proíbe jornal de Vinhedo de publicar entrevista

Atualizado em 16/06/2007 às 04:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Censura : Justiça estadual proíbe jornal de Vinhedo de publicar entrevista

O jornal semanal Folha de Vinhedo foi proibido pela Justiça Estadual de publicar em suas páginas entrevista que denunciaria a participação de autoridades, empresários, além de membros do Poder Executivo e Judiciário da cidade, em atos de corrupção.

A polêmica entrevista foi realizada com Paulo Cabral, ex-secretário jurídico de Vinhedo, interior de São Paulo, que mencionou casos de corrupção e os nomes dos envolvidos.

Foram duas as sentenças proferidas contra o jornal. Segundo a Folha de S.Paulo , a primeira foi dada em 1º de junho, pela juíza Ana Lúcia Xavier Goldman, da 1ª Vara Cível de Jundiaí (SP), que julgou que a publicação poderia "macular a credibilidade do Poder Judiciário e do Ministério Público de Vinhedo". Já a segunda, foi proferida na última sexta-feira (15/06).

A Associação Nacional dos Jornais divulgou nota na qual repudia a ação da juíza e classifica sua decisão de "censura-prévia".

Mesmo sem que a entrevista fosse publicada, a Corregedoria do Ministério Público e a Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo afirmaram que vão apurar as denúncias.