Censura: Jornal se diz perseguido por prefeito no litoral norte

Censura: Jornal se diz perseguido por prefeito no litoral norte

Atualizado em 08/05/2006 às 18:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Censura: Jornal se diz perseguido por prefeito no litoral norte

O jornal Imprensa Livre , de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, está sob ameaça de ser fechado por supostas irregularidades apontadas pela Prefeitura da cidade. Em nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo , Igor Veltman, um dos donos do veículo, afirma tratar-se, na realidade, de uma tentativa do prefeito Juan Pons Garcia (PPS) de censurar o diário, em resposta a uma série de denúncias contra a administração municipal publicadas nos últimos meses.

"Ele [o prefeito] tenta criar musculatura para atemorizar o jornal", declarou Veltman ao Estado . O proprietário do Imprensa Livre conseguiu uma liminar na Justiça para evitar o fechamento da empresa por conta de dois autos de infração emitidos pela Prefeitura há cerca de duas semanas. Uma das determinações pretende impedir o funcionamento de uma gráfica que funciona no bairro onde a sede do jornal está instalada. Além de infração sobre zoneamento da cidade, há outro referente à exigência de um laudo do Corpo de Bombeiros que, segundo Veltman, já foi providenciado.

O jornalista associa as autuações a reportagens publicadas sobre um contrato da Prefeitura com uma ONG, no valor de R$ 7 milhões. Por meio de uma nota, a Prefeitura negou a perseguição e informou que a empresa foi notificada por falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Um dos fiscais teria constatado que havia máquinas de impressão na sede do jornal, o que é proibido pela lei de zoneamento.