Caso UnB: Reitor determina 28 de março como "Dia da Igualdade Racial na UnB"
Caso UnB: Reitor determina 28 de março como "Dia da Igualdade Racial na UnB"
Atualizado em 30/03/2007 às 16:03, por
Redação Portal IMPRENSA*.
Caso UnB: Reitor determina 28 de março como "Dia da Igualdade Racial na UnB"
O reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, determinou, nesta quinta-feira (29/03), que o dia 28 de março seja registrado como "Dia da Igualdade Racial" na instituição.A ação serve para marcar a data em que estudantes africanos tiveram as portas de seus apartamentos na Casa do Estudante Universitário (CEU) incendiadas em um ato criminoso, na madrugada da última quarta-feira. O reitor divulgou a determinação em encontro com parlamentares das comissões de Direitos Humanos, Educação e Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e do Senado.
Um dos senadores presentes à reunião, Paulo Paim (PT-SP), reiterou que o incêndio desperta muita preocupação, especialmente, porque fatos de preconceito racial têm se mostrado em crescimento em Brasília e no Brasil. "Já tivemos até casas de parlamentares negros atingidas por pedras, fora os inúmeros constrangimentos a embaixadores", relata o parlamentar, em entrevista à Agência UnB.
"Essa data marcará um novo momento na história da militância negra no país. O racismo contra negros e índios acontece de forma assustadora em nosso país. Vêm num crescente que culminou nessa ação covarde contra os estudantes africanos", destaca Paim. Ex-reitor da UnB, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) relata também ter uma lista de casos de racismo na cidade e no país.
Ele afirma que é necessário preparo para lidar com situações desse tipo, para evitar que se acirrem com o tempo. "Os negros têm lutado para garantir seus direitos e isso irrita a população que reage de forma contrária. Temo que os conflitos aumentem", afirma Buarque.
Outros parlamentares que visitaram a universidade e estiverem presentes à reunião: foram o senador Cristovam Buarque, os deputados federais Vieira da Cunha (PDT-RS); Aldo Rebelo (PC do B-SP); Janete Rocha Pietá (PT-SP); os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF); Geraldo Mesquita (PMDB-AC), além de Paulo Paim (PT-RS); a superintendente da Polícia Federal em Brasília, Valquíria Souza Teixeira de Andrade; o ouvidor da Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), Luiz Fernando Martins da Silva.
* Com informações da Agência UnB






