Caso Kroll: Juiz se defende das acusações de censura

Caso Kroll: Juiz se defende das acusações de censura

Atualizado em 13/12/2005 às 11:12, por Thaís Naldoni / Redação Portal IMPRENSA.

Caso Kroll : Juiz se defende das acusações de censura

Por
Após a polêmica decisão de solicitar a retirada do ar de qualquer matéria que fizesse referência a dados que correm em segredo de justiça sobre o caso Kroll, o juiz Sílvio Rocha, titular da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, disse à Folha de S. Paulo , que sua decisão "não pode ser vista ou encarada como censura à liberdade de expressão".

Segundo o juiz Rocha, não só a Folha Online foi atingida com a decisão, mas outras 12 empresas que possuem sites na internet. No caso da Folha Online, foram retiradas no ar 165 matérias que faziam referência ao processo criminal que investiga a contratação da Kroll pela Brasil Telecom.

Rocha diz ainda, ter ficado surpreso com a repercussão de sua medida. "Sou de uma geração de juízes que tem absoluto respeito pelos direitos fundamentais e pelas liberdades públicas, entre elas a liberdade de expressão. Acusar um magistrado de uma decisão nesse sentido é menosprezar a capacidade intelectual do juiz. Seria imaginar que, num Estado democrático de Direito, um juiz pudesse impor a censura a um órgão de imprensa", afirmou à Folha .