Case: Asa, pra que te quero?
Case: Asa, pra que te quero?
Atualizado em 03/02/2006 às 12:02, por
Por: Gustavo Girotto / Redação Portal IMPRENSA.
Case : Asa, pra que te quero?
Um ator, digamos, inusitado é a estrela do comercial criado pela AlmapBBDO para reforçar o branding da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e convencer os consumidores que existe uma maneira de viajar leve como um pássaro. O filme está no ar desde novembro e nele o mandarim (Taeniopygia gutta, espécie que não pertence à fauna brasileira) embarcava num ônibus como qualquer passageiro comum indo para sua poltrona, iniciando assim uma viagem intermunicipal. O tempo passa, a paisagem muda e o mandarim vai se mostrando cansado. Até que o ônibus chega ao seu destino e o passarinho desce as escadas meio cambaleante pelo desgaste provocado pela longa viagem. Quem viaja de ônibus conhece esse desconforto. Na cena, o locutor em "off" pergunta: "Para que viajar de outro jeito, se você pode voar?". A cena corta para um avião da Gol no ar e a locução: "Gol. Aqui todo mundo pode voar".O mandarim que atua no comercial é, na verdade, interpretado por oito pássaros semelhantes. Cada um deles fez uma cena. As aves ficaram num camarim montado especialmente para elas, e só deixavam as gaiolas para gravar as cenas. O "set" de filmagem dos pássaros foi cercado por painéis para que eles ficassem isolados da equipe. Apenas uma equipe técnica necessária acompanhou as gravações para não intimidar os "passarinhos adestrados".
Sucesso comprovado pelos telespectadores, o comercial foi criado por Dulcídio Caldeira e César Finamori, com direção de criação de Marcello Serpa, Cássio Zanatta e Giba Lages. A produção ficou sob a responsabilidade da Repúblika Filmes e a direção do filme é de Carlos Manga Junior. No início de dezembro, o comercial também começou a ser veiculado nos canais a cabo na versão de 60, já que duas foram geradas: 30 e 60 segundos.
No mesmo período, o famoso passarinho meteu o "bico" nos cinemas das redes UCI e Cinemark, também com um minuto. Os anúncios foram publicados nas revistas semanais de circulação nacional em dezembro de 2005. Outdoors também foram instalados nas principais cidades brasileiras. "A campanha tem por objetivo criar vínculos emocionais e afetivos entre os atuais e futuros clientes da GOL, com a sua marca. Queremos construir uma marca baseada em valores alinhados às expectativas dos clientes - acessibilidade, simplicidade e jovialidade", afirma Silvia Camargo, Gerente Geral de Marketing da GOL Linhas Aéreas Inteligentes. Por política interna da empresa, a Gol não autorizou a AlmapBBDO a divulgar os valores gastos na campanha.
Anunciante: Gol Linhas Aéreas
Título: "Passarinho"
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Cássio Zanatta, Giba Lages
Criação: Dulcídio Caldeira, César Finamori
Produtora: Repúblika Filmes
Direção: Carlos Manga Júnior
Fotografia: Lito Mendes da Rocha
Rtvc: Egisto Betti
Trilha / Locutor: Tesis
Montador / Editor: Alex Lacerda
Finalizadora: GP2
Atendimento: Fico Meirelles, Cristina Chacon
Mídia: Cassiano Oliva, Thelma Rodrigues
Aprovação : Tarcísio Gargioni, Sílvia Camargo






