Canudo na mão: Produção de Cartoon, Charge e História em Quadrinhos ganham curso superior

Canudo na mão: Produção de Cartoon, Charge e História em Quadrinhos ganham curso superior

Atualizado em 02/10/2006 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Canudo na mão : Produção de Cartoon, Charge e História em Quadrinhos ganham curso superior

A Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, inovou ao criar a graduação em Produção de Cartoon, Charge e História em Quadrinhos.

O curso surgiu com o objetivo de formar produtores, editores, assistentes editoriais, roteiristas, ilustradores e arte finalistas na área de histórias em quadrinhos. Com a graduação, o profissional pode atuar em editoras, revistas, jornais, produtoras de vídeo e veículos de comunicação em geral.

Como disciplinas, são oferecidas: cartunismo, psicologia nas histórias em quadrinhos, estilos de HQ, evolução e aspectos antropológicos das HQs, desenho aplicado às HQ, marketing em quadrinhos, narrativa, roteiro de HQs Adultas e Infantis, arte-finalização, matérias primas para a indústria gráfica, leitura aplicada, produção textual, plano de negócios, entre outros.

Ao concluir o curso, o aluno recebe diploma de Produtor Artístico de História em Quadrinhos, Charge e Story Boards.

Também já há universidades com curso de extensão na área. É o caso da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que tem o curso História em Quadrinhos - História, Análise e Crítica. O objetivo é refletir sobre as histórias em quadrinhos com ênfase nos "comics" americanos de super-heróis, analisar criticamente os personagens e traçar um panorama das principais publicações da atualidade.