Cala a Boca, Jornalista!: Justiça de MG determina apreensão de revista que denunciou trabalho infantil
Cala a Boca, Jornalista!: Justiça de MG determina apreensão de revista que denunciou trabalho infantil
Cala a Boca, Jornalista! : Justiça de MG determina apreensão de revista que denunciou trabalho infantil
A juíza Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque e Silva, da Comarca de Ouro Preto (MG), determinou neste sábado (19) o recolhimento da edição de fevereiro da publicação Observatório Social em Revista, do instituto ligado à Central Única dos Trabalhadores, CUT.
A decisão foi tomada com base em ação do Ministério Público mineiro, que considerou a matéria "A Idade da Pedra", dos jornalistas Marques Casara e Sérgio Vignes, como "forjada, expondo indevidamente menores (...) como explorados".
O texto denuncia a exploração de crianças, com idades a partir de cinco anos, em minas de talco que servem a três multinacionais - Basf, Faber-Castell e ICI Paints. A repercussão do texto foi grande, com citações em órgãos internacionais de imprensa, como a alemã Deutsche Welle e o inglês The Independent, e movimentos nas empresas envolvidas, que romperam contratos e assistiram a protestos de funcionários.
A matéria ainda pode ser vista na íntegra no site do
O Sindicato de Jornalistas de São Paulo e a FENAJ, Federação Nacional de Jornalistas, já manifestaram apoio aos jornalistas e à publicação.






