Cala a Boca, Jornalista: ANJ protesta contra ameaças sofridas por repórter de O Dia

Cala a Boca, Jornalista: ANJ protesta contra ameaças sofridas por repórter de O Dia

Atualizado em 24/08/2006 às 11:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Cala a Boca, Jornalista : ANJ protesta contra ameaças sofridas por repórter de O Dia

O presidente da Associação Nacional de Jornais, Nelson Sirotsky, divulgou nota oficial ontem (23), em nome da instituição, criticando a demora da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia do Rio de Janeiro em apurar as ameaças de morte sofridas pela repórter do jornal O Dia , Maria Mazzei.

A jornalista vem sendo ameaçada de morte desde a publicação das matérias “Máfia dos Corpos”, que denunciavam a venda de corpos e documentos em Institutos Médicos Legais do Rio de Janeiro.

A Folha de S. Paulo informa hoje (24) que a direção de O Dia organizou no último dia 13 a mudança de endereço de Mazzei e sua família. A seguir, leia a íntegra da nota da ANJ.

"A Associação Nacional de Jornais protesta com veemência contra a falta de empenho das autoridades policiais do Estado do Rio de Janeiro na apuração das ameaças de morte que vêm sendo feitas à repórter Maria Mazzei, de O Dia , e à sua família.

"As ameaças estão relacionadas à série de reportagens que revelou as ações criminosas da chamada ‘Máfia dos Corpos’, envolvendo o Instituto Médico-Legal e publicadas a partir do dia 13 de maio. Mais de três meses depois da primeira tentativa de intimidação e de comunicação feita ao Secretário Estadual de Segurança, delegado Roberto Precioso, as ameaças continuam e nada foi apurado, segundo a própria Corregedoria da Polícia Civil.

"A ANJ considera que estão ocorrendo dois fatos da maior gravidade: o cerceamento à liberdade de imprensa, por meio de ameaças a uma jornalista; e o descaso da Secretária de Segurança do Estado do Rio de Janeiro diante dessas ameaças.

"É fundamental que esse episódio seja logo esclarecido com a punição dos criminosos. A demora na apuração torna as autoridades policiais cada vez mais responsáveis pelos riscos que vêm correndo a jornalista Maria Mazzei e sua família.

Nelson P. Sirotsky
Presidente da Associação Nacional de Jornais
Brasília, 23 de agosto de 2006"

À Folha , a Secretaria de Segurança Pública informou que já abriu inquérito para investigar o caso e destacou equipe para proteção à jornalista.

Leia mais sobre o caso na edição de setembro da revista IMPRENSA.