Cadeira vazia: Lula não aparece em sabatina do jornal O Globo. Confira a reação do jornal
Cadeira vazia: Lula não aparece em sabatina do jornal O Globo. Confira a reação do jornal
Atualizado em 04/09/2006 às 13:09, por
Pedro Venceslau/Redação Portal IMPRENSA.
Cadeira vazia : Lula não aparece em sabatina do jornal O Globo . Confira a reação do jornal
A ausência de Lula na sabatina do jornal O Globo , que seria realizada na última sexta feira, foi duramente criticada por intelectuais, políticos e pelo próprio jornal, que dedicou uma página de matéria sobre o tema em sua edição de sábado.Lula encerraria a série de entrevistas promovida pelo jornal, mas recusou o convite. A resposta do jornal O Globo foi dura. Uma enquete foi colocada na home page do portal Globo Online para saber o que os leitores acharam da decisão do presidente. As melhores respostas foram publicadas em um box . Em outra retranca, o jornal produziu uma reportagem intitulada: "Por que Lula não gosta de debates".
A matéria abordou o péssimo desempenho do Presidente em confrontos diretos com adversários e afirmou que essa sempre foi uma preocupação de seus assessores: "Foi marcante para quem estava nos estúdios da TV Globo no último confronto entre Lula e Serra a imagem do marqueteiro do PT, Duda Mendonça, com as mãos na cabeça, em sinal de desespero com as respostas do cliente". Confira as melhores aspas coletadas pelo Globo para criticar a ausência do presidente no debate:
- Fábio Konder Comparato, jurista: "Um candidato a um posto desse não pode se recusar a participar de discussões públicas sobre seu programa de governo e sobre a política que implementou. Isso mostra um temor de quem um debate dessa natureza possa revelar fraquezas pessoais e defeitos das políticas do governo";
- Maurício Azêdo, presidente da ABI: "É um dano grave ao processo democrático, que se alimenta de opiniões conflitantes";
- Chico Alencar, deputado do PSOL: "Conheço muito petista que está envergonhado com essa atitude. Na escola petista sempre se valorizou o debate de idéias, a força dos argumentos. As pessoas se revelam no poder"
- Miro Teixeira, deputado do PDT: "Esse tipo de entrevista é o melhor cenário para um debate político, porque você discute com pessoas que não representam cores partidárias".






