Brasília: Grupo de trabalho apresenta primeira proposta de rede de TVs públicas em 30 dias

Brasília: Grupo de trabalho apresenta primeira proposta de rede de TVs públicas em 30 dias

Atualizado em 12/04/2007 às 19:04, por Redação Revista IMPRENSA.

Brasília: Grupo de trabalho apresenta primeira proposta de rede de TVs públicas em 30 dias

A recente previsão de Franklin Martins - ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social - de que um projeto para a nova rede de TVs públicas seria elaborado em até 90 dias, pode realmente se concretizar. Um esboço do projeto deverá ser feito em até 30 dias.

Um grupo, integrado pelos ministérios da Educação, Cultura e Comunicações e coordenado por Martins, deverá entregar um pré-projeto para o presidente Lula próximo ao dia 10 de maio. O grupo deverá abordar três temas: "os modelos de financiamento, gestão e rede".

Segundo informa a Agência Brasil, a decisão foi tomada na última terça-feira (10/04) após três horas de reunião no Palácio do Planalto, da qual participaram, além de Lula e Franklin, os ministros da Educação, Fernando Haddad; das Comunicações, Hélio Costa; do Planejamento, Paulo Bernardo; da Cultura, Gilberto Gil; da Casa Civil, Dilma Rousseff; e da Secretaria Geral, Luiz Dulci.

"A TV pública que se pretende instalar não será uma TV de governo. Ela deverá ser plural, veicular informação isenta e de qualidade", explicou o novo porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach. "Deverá ainda desempenhar um papel complementar ao papel da TV privada. Além disso, contemplará a produção independente e desenvolverá jornalismo equilibrado. Está previsto, também, que ela tenha amplo espaço para divulgação de programação cultural", disse Baumbach.

O governo pretende, segundo o porta-voz, conciliar a discussão sobre a implantação da TV pública com a implantação da TV digital no Brasil, prevista para este ano. A primeira reunião do grupo de trabalho ainda não está marcada.