Assistência: FIJ e Fundação Vintu lançam programa de auxílio a famílias de jornalistas mortos em serviço

Assistência: FIJ e Fundação Vintu lançam programa de auxílio a famílias de jornalistas mortos em serviço

Atualizado em 07/05/2007 às 12:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Assistência : FIJ e Fundação Vintu lançam programa de auxílio a famílias de jornalistas mortos em serviço

Nesta segunda-feira (07/05), a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Fundação Vintu - fundada pelo jornalista romeno Sorin Ovidiu Vintu - anunciaram uma parceria que pretende prestar assistência a familiares de jornalistas mortos durante o exercício da profissão.

A idéia é de que o fundo de assistência efetue pagamentos mensais, durante um ano às famílias. Neste primeiro momento serão dez as contempladas: uma na Colômbia, outra na Congo, três no Iraque, duas nas Filipinas, uma no Sri Lanka, uma no Venezuela e outra no Zimbábue.

Segundo Aidan White, secretário-geral da FIJ, a intenção é diminuir as dificuldades financeiras das famílias, até que elas tenham condições para voltar á vida normal. "A ajuda deste programa especial visa ajudar a diminuir as dificuldades financeiras das famílias. Nunca poderemos compensar a dor e a injustiça, mas podemos tentar atenuar o sofrimento econômico", disse.

A parceria, que pretende fazer desta iniciativa um programa efetivo de assistência, aproveitou para lançar um prêmio para jovens jornalistas da Europa, para incentivar a melhora da qualidade dos trabalhos da imprensa local.