Arquivo: Colecionador disponibilizará edições antigas do Pasquim na internet
Arquivo: Colecionador disponibilizará edições antigas do Pasquim na internet
Arquivo : Colecionador disponibilizará edições antigas do Pasquim na internet
O jornalista, historiador e webdesigner Jonas Fortunato está preparando, para a próxima semana, a ampliação de seu site Memória Viva, no ar há oito anos. E não é uma ampliação qualquer.O portal já possui um gigantesco banco de dados, capaz de deixar qualquer jornalista horas a fio na frente de um computador: são centenas de arquivos digitais com edições antigas das revistas O Cruzeiro , Careta e O Malho .
E, a partir do próximo dia 4, os primeiros cinqüenta exemplares do semanário Pasquim , editado entre 1969 e 1991, também estarão disponíveis, gratuitamente, no site. A informação foi publicada hoje (29/08) na Folha de S. Paulo .
Para a publicação dos arquivos, Fortunato obteve a autorização de Ziraldo, Luiz Carlos Maciel, Ivan Cosenza (filho de Henfil) e outros colaboradores.
No ar desde 1998, o Memória Viva tem como missão, segundo seu criador, a preservação da memória do País – e, depois de abrir uma seção especial para a versão digital de 40 edições de O Cruzeiro , de sua imprensa. Fortunato possui um arquivo de cerca de 9 mil jornais e revistas, sendo que mais de mil são do Pasquim , doados pelo mineiro Rogério Gomes, de Juiz de Fora.
O portal não tem patrocinadores e seu conteúdo, visualizado diariamente por 2 mil pessoas, é totalmente gratuito. 





