Apelo: Senado aprova moção do PSDB pela reabertura da RCTV 

Apelo: Senado aprova moção do PSDB pela reabertura da RCTV

Atualizado em 31/05/2007 às 08:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Apelo: Senado aprova moção do PSDB pela reabertura da RCTV

O Senado aprovou, na última quarta-feira (30,) um "apelo" pela reabertura do canal de televisão venezuelano RCTV, que saiu do ar no último domingo, por ordem do presidente Hugo Chávez.

Segundo informou a "Agência Senado", a moção teria sido aprovada por 15 senadores governistas e da oposição, que "se manifestaram contrários à decisão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de não renovar a concessão da emissora de televisão privada RCTV".

A moção foi submetida à votação por requerimento da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e por iniciativa do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Os únicos votos contra o texto foram dos senadores José Nery (PSOL-PA) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Segundo Azeredo, é importante que o Senado brasileiro manifeste seu desacordo com "uma atitude contra da democracia". O senador lamenta que o presidente Lula considere que o assunto não é do Brasil.

Em defesa ao governo venezuelano, o senador José Nery afirmou que a liberdade de imprensa é importante mas não pode estar acima dos preceitos constitucionais de um país. Inácio Arruda destacou que o governo "democrático e popular se impôs pela vontade do povo da Venezuela", o que, segundo sua opinião, incomoda as elites da América do Sul.