Angústia: Seqüestrado desde março, Alan Johnson aparece em vídeo
Angústia: Seqüestrado desde março, Alan Johnson aparece em vídeo
Angústia: Seqüestrado desde março, Alan Johnson aparece em vídeo
Seqüestrado em Gaza desde 12 de março, o repórter da BBC, Alan Johnston, apareceu em um vídeo colocado em um website de militância islâmica. Este é o primeiro vídeo em que Johnston aparece desde que foi capturado.Não se sabe certamente quando o vídeo foi feito e nem em que condições Alan Johnson teria feito suas declarações.
O Ministério de Assuntos Exteriores britânico condenou a divulgação do vídeo pela internet declarando que a circulação de um material como esse só alimentaria angústia de familiares e amigos. Em comunicado, o ministério acrescenta que há um "estreito contato" com a família de Johnston, a "BBC" e as autoridades palestinas.
Leia abaixo a transcrição do que disse o repórter no vídeo. As informações são Agência EFE.
"Primeiro, todos os meus captores me trataram muito bem. Eles me alimentaram bem. Não houve nenhuma violência dirigida a mim, e eu gozo de boa saúde.
Em três anos aqui nos territórios palestinos, eu testemunhei o enorme sofrimento do povo palestino. E a minha mensagem é que o sofrimento deles continua, e que isto é inaceitável.
Todos os dias há palestinos presos, encarcerados sem razão. Pessoas são mortas diariamente.
O sofrimento econômico é terrível, especialmente aqui em Gaza, onde há um israelense (breve interrupção no som)... desespero absoluto depois de quase 40 anos de ocupação israelense que vem sendo apoiada pelo Ocidente.
A situação no Iraque é ainda pior, nós vemos todos os dias talvez cem ou mais iraquianos sendo mortos em violência lá que se seguiu à fracassada invasão do Iraque pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha.
Pessoas comuns que estão perdendo tudo e não podem viver suas vidas adequadamente. Não apenas por causa da violência, mas pela escassez de tudo o que precisam para a vida normal, para criar seus filhos. (ruído)... Afeganistão, a situação também terrível.
Você vê nas telas das suas televisões pessoas comuns (interrupção breve do som) sofrendo na medida em que os Exércitos dos Estados Unidos e Grã-... (interrupção breve do som) atacam.
Em tudo isso nós podemos ver o governo britânico trabalhando interminavelmente para ocupar, (ruído) as terras muçulmanas, contra a vontade das pessoas nesses lugares.
Historicamente, os britânicos trabalharam para a criação do Estado de Israel, que é a causa de todo o sofrimento do israe...(ruído) povo palestino, e nós, os britânicos, somos totalmente culpados, junto com os americanos, pela a situação no Iraque, e os britânicos são a principal força no Afeganistão, causando todos os problemas para afegãos comuns, simples, que simplesmente querem viver.
Para a minha família, minha família... (som é interrompido abruptamente)"






