Anatel: Senado programa sabatina a presidente indicado por Lula

Anatel: Senado programa sabatina a presidente indicado por Lula

Atualizado em 28/02/2007 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Anatel : Senado programa sabatina a presidente indicado por Lula

A Comissão de Infra-Estrutura do Senado Federal programou para a manhã desta quinta-feira (01/03) a sabatina a Ronaldo Sardenberg, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ocupar a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel.

Ex-secretário de Assuntos Estratégicos e ministro de Projetos Especiais e da Ciência e Tecnologia nos mandatos de Fernando Henrique Cardoso, Sardenberg ocupava a embaixada brasileira permanente na ONU.

O convite para presidir a Anatel foi feito pelo próprio Lula, contrariando as previsões que apontavam a preferência do ministro Hélio Costa por Alexandre Jobim, advogado ligado à Abert - associação freqüentemente tachada de defender os interesses da TV Globo.

Depois de sabatinado pela Comissão de Infra-Estrutura, a expectativa é de que Sardenberg tenha seu nome levado a plenário, para ser aprovado pelos senadores.

O Estado de S. Paulo informa que esta tramitação deve ser rápida - especialmente pelo fato de a Anatel estar com apenas três, de um total de cinco membros, no conselho diretor.

Plínio de Aguiar Júnior, considerado um presidente-tampão da agência, fica no órgão até o final de junho.

Em fala ao Estadão , Sardenberg adiantou que, caso seja aprovado pelo Senado, deve adotar uma posição "muito cautelosa e muito cuidadosa", já que não é da área das telecomunicações.

"Estou mais ouvindo do que aprendendo", admitiu, sem discutir questões específicas - como o novo marco regulatório para o setor prometido pelo ministro Hélio Costa.