AMI - História da Mídia será discutida no Maranhão
AMI - História da Mídia será discutida no Maranhão
Atualizado em 06/03/2006 às 08:03, por
Por: Associação Maranhense de Imprensa.
AMI - História da Mídia será discutida no Maranhão
São Luís, capital maranhense, foi a cidade escolhida para sediar o IV Encontro Nacional de História da Mídia, que acontece no período de 30 de maio a 2 de junho. O evento faz parte de um movimento nacional que tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos que resgatem a memória da mídia e de seus personagens, além de catalogar e preservar os já existentes, para que não se percam pela ação do tempo e do descaso.Seja na mídia impressa, áudio-visual, radiofônica ou digital, os comunicadores são os contadores da história política, social e econômica do país. Foi partindo dessa premissa, que professores pesquisadores, instituições e profissionais dos meios de comunicação fundaram em 2001, a Rede Alfredo de Carvalho para o resgate da memória e a construção da história da imprensa no Brasil - Rede Alcar. Sua finalidade é preparar a celebração do Bicentenário da Imprensa Brasileira (1808-2008) e contribuir para a democratização do sistema midiático nacional.
Desde o início, o movimento tem a coordenação do professor-doutor José Marques de Melo, titular da Cátedra da UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Ele foi batizado com esse nome, em homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho, que no início do século XX, realizou a primeira pesquisa integrada sobre a imprensa brasileira.
O encontro - Uma realização conjunta da Associação Maranhense de Imprensa - AMI, Faculdade São Luís, UniCeuma e Universidade Federal do Maranhão - UFMA, o IV Encontro de História da Mídia no Brasil tem como tema "A revisão crítica dos 300 anos de censura". Isso, no entanto, não restringe a inscrição de trabalhos somente relacionados a essa questão. Os interessados poderão participar com pesquisas científicas, reportagens, anúncios, fotografias, campanhas, registros em livros, áudio e vídeo, entre outros produtos das mais diversas épocas, que façam referências à história da imprensa brasileira.
Na avaliação da jornalista Edvânia Kátia, presidente da AMI, eventos dessa natureza contribuem para que os profissionais, futuros profissionais e a própria sociedade possam fazer uma reflexão sobre o importante papel que têm a imprensa e os que nela trabalham.
Os interessados podem participar como ouvintes, apresentando trabalhos nos Grupos Temáticos ou por meio da Mostra de História Documental. O envio dos resumos dos trabalhos pode ser feito até o dia 17 de março, no site www.redealcar.net. Ele traz todas as informações sobre o evento, além de indicações sobre descontos em vôos, hotéis e pacotes turísticos
Mais informações:
Edvânia Kátia - 98.8805.69.19






