Adeus: Jornalismo brasileiro perde Thélio de Magalhães

Adeus: Jornalismo brasileiro perde Thélio de Magalhães

Atualizado em 08/09/2006 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Adeus : Jornalismo brasileiro perde Thélio de Magalhães

Foi enterrado hoje, no Cemitério São Paulo, o jornalista Thélio de Magalhães, morto ontem (07/09) no Hospital Beneficência Portuguesa.

Magalhães lutava há mais de um ano contra um câncer, que debilitou, principalmente, sua visão. Nos últimos meses, escrevia os textos dos boletins da rádio Jovem Pan com letras enormes, para conseguir ler. Repórter especializado na cobertura jurídica, ele teve livre trânsito por mais de 50 anos de carreira entre fóruns e escritórios de advocacia.

Também repórter da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo , Magalhães gravou boletins e apurou informações até poucos dias antes de ser internado em estado grave no Beneficência Portuguesa, no fim de semana de 26 de agosto.

Com passagens marcantes pela revista Realidade e pelos jornais Última Hora , Diário Popular e Folha da Manhã , foi citado por juristas e jornalistas como "um profissional daqueles que não se acha mais", "que jamais dobrou-se ao sensacionalismo", "um dos mais competentes e éticos jornalistas forenses", "referencial de dignidade irreparável, que marcou época".

Ari Schneider, editor do Estadão , afirmou que, na fronteira jornalística que Magalhães escolheu para militar, ninguém foi mais "valoroso" que ele.