Abigraf: Gráficos vão a Brasília conversar com parlamentares

Abigraf: Gráficos vão a Brasília conversar com parlamentares

Atualizado em 22/03/2007 às 13:03, por Fonte: Abigraf.

Abigraf : Gráficos vão a Brasília conversar com parlamentares

No último dia 14 de março, empresários e lideranças da indústria gráfica reuniram-se com parlamentares no Distrito Federal. O evento foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e teve como objetivo discutir os problemas e os anseios do setor. Cerca de 150 pessoas lotaram um dos salões do Hotel Blue Tree Park; dentre elas 27 deputados e 2 senadores.

Na abertura, Mário César de Camargo, presidente da Abigraf, chamou a atenção para a grandiosidade da indústria gráfica. "O setor gráfico está presente no cotidiano das pessoas. Da embalagem do tubo de pasta dental ao livro de cabeceira, tudo tem impressão. Talvez, por isso, nossa atividade tenha caído no conceito de invisibilidade. Precisamos mudar isso. A indústria gráfica tem que ser vista".

Para levar ao conhecimento dos parlamentares as aflições e os pleitos do setor, a Abigraf preparou um documento com 15 páginas. Os temas incluem questões relativas ao setor público, dentre elas assuntos tributários e iniciativas do Poder Executivo. Em particular, constam do texto as demandas manifestadas no final de 2006 pelas regionais dos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Piauí e Rio de Janeiro, e por empresários dos segmentos de embalagens, cadernos e livros.

"No passado, alguns desses pleitos foram encaminhados, de forma isolada e formalmente, a órgãos dos poderes Executivo e Legislativo, mas não foram solucionados ou, no caso de propostas legislativas, ainda não foram votados. Nesse sentido, a compreensão dos parlamentares, com relação aos problemas e aos anseios do setor, bem como o apoio dos poderes às nossas causas serão de extrema importância para o crescimento e fortalecimento de uma indústria que emprega mais de 185 mil pessoas em todo o Brasil", salienta Camargo.

Vale destacar que nos últimos anos o setor gráfico vem tendo crescimento pífio, acompanhando de perto o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em 2006, a receita de vendas teve incremento de apenas 2,0%, registrando R$ 16,2 bilhões. Considerado um termômetro da economia, pois a impressão de embalagens, notas fiscais, cartões de crédito e talões de cheque, indicam fortemente tendências do sistema produtivo e de consumo, o setor representa 3,71% do total da indústria de transformação e 0,82% do PIB nacional.

O evento de Brasília também serviu de motivação para reuniões com o secretário Ivan Ramalho, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e com Jorge Rachid, secretário da Receita Federal. "Em ambos os casos os nossos pleitos foram bem recebidos. O evento, com um todo, foi um bom exercício de promoção da Associação e do setor gráfico às esferas políticas", destaca Jacks Ubiratan de Faria, presidente do Conselho Diretivo da Abigraf e empresário gráfico de Minas Gerais.

Agora, a entidade aguarda os desfechos do encontro, porém ressalta a necessidade de união para se alcançar o resultado esperado. "Estamos à disposição para juntos - governo, empresários e trabalhadores do setor - continuarmos nosso esforço comum pelo desenvolvimento econômico e social do Brasil", enfatiza Camargo.

Sistema Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica)
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação
Jornalista responsável: Márcia Vilas Boas (MTb 36.171) - marciavb@viveiros.com.br
Assistente de Jornalismo: Débora Araújo - debora@viveiros.com.br