ABI - Presidente do TRE-RJ inaugura curso na Associação

ABI - Presidente do TRE-RJ inaugura curso na Associação

Atualizado em 20/06/2006 às 08:06, por Por: Associação Brasileira de Imprensa.

ABI - Presidente do TRE-RJ inaugura curso na Associação

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Desembargador Marlan de Moraes Marinho, e o Corregedor do órgão, Desembargador Antônio Jaime Boente, estarão presentes à aula inaugural do curso que a Associação Brasileira de Imprensa e o TRE oferecerão para jornalistas nas quatro terças-feiras de julho. As aulas - gratuitas e ministradas na sede da ABI das 10h às 11h30 - também poderão ser freqüentadas por funcionários do TRE.

Ex-Diretora de Comunicação do Tribunal de Justiça do Rio, a jornalista e Conselheira da ABI Glória Alvarez, hoje assistente da Presidência da Eletronuclear, foi a idealizadora do curso, mais tarde organizado pela Juíza Jaqueline Lima Montenegro, Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ. A aula inaugural, no próximo dia 4, terá como tema "Financiamento de campanha". (veja a tabela completa abaixo)

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, até o dia 30, no site (clique aqui para abrir o formulário online) ou na Secretaria da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71, 7º andar - Centro).

Interesse geral
Ressaltando que a idéia partiu da própria ABI, através do contato feito por Glória Alvarez, a Juíza Jaqueline Lima Montenegro acha que este curso é de grande utilidade pública:
- A ABI consultou a Escola Judiciária Eleitoral, que entendeu que, por ocasião das eleições em outubro, seria interessante esclarecer pontos normalmente encarados com alguma dificuldade pela imprensa e pelo eleitor. Daí a importância de um melhor entendimento do processo eleitoral por parte dos jornalistas, para que eles possam gerar mais notícias de interesse público.

O curso visa à preparação dos profissionais de imprensa, mas estende-se também aos funcionários do próprio Tribunal que desejem ampliar seus conhecimentos sobre o processo eleitoral.

Jornalistas comentam
A promoção do curso foi comentada pelo assessor de imprensa do Tribunal, Maurício Menezes: - Achei excelente a idéia, pois são raríssimos os jornalistas que entendem o funcionamento da Justiça e do próprio TRE. Há colegas, inclusive, que responsabilizam os Tribunais Eleitorais pela qualidade dos políticos. Desconhecem que ao órgão cabe apenas saber se o candidato preenche os requisitos legais. No caso de análise do impedimento eleitoral do Garotinho e da Rosinha, recebemos uma enxurrada de e-mails indagando se o Presidente do Tribunal não ia cassá-los.

Para Maurício, a prerrogativa de cassação de políticos não pode ser dada simplesmente a um juiz, "ou teremos a volta da ditadura":
- Esse ato é da população. E deve ser feito na forma democrática: as urnas.

O jornalista Marco Aurélio Reis, editor de Política do Dia, também festeja o curso feito em parceria pela ABI e o TRE-RJ: - Qualquer iniciativa que venha a reunir jornalistas para falar das questões referentes ao nosso dia-a-dia é sempre bem-vinda, pois temos muita carência nesse sentido. Acho que a oferta da ABI com esse curso é muito boa.

Severino Albuquerque, que chefia a sucursal do Estado de S. Paulo no Rio, lamenta as poucas oportunidades que tem para mandar seus repórteres para cursos de atualização, "sempre importantes para o desempenho profissional": - Apesar das dificuldades, acho muito positiva a iniciativa da ABI e do TRE para capacitar profissionais.