ABI - Personalidades do Turismo premiadas no Rio
ABI - Personalidades do Turismo premiadas no Rio
Atualizado em 24/11/2005 às 08:11, por
.
ABI - Personalidades do Turismo premiadas no Rio
Em cerimônia realizada ontem à noite no Golden Room do Hotel Copacabana Palace, seguida de coquetel e jantar, o jornal Folha do Turismo fez a entrega do Prêmio Personalidade do Turismo 2005. O evento é uma promoção do Grupo Folha Dirigida e conta com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa.Os premiados foram Alberto Vidigal, Presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis; Álvaro Bezerra, Presidente do Conselho do Grupo Othon e Vice-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro; Chieko Aoki, Presidente da Blue Tree Hotels; Eduardo Sanovicz, Presidente da Embratur; Eraldo Alves, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Goiaci Guimarães, proprietário da Rextur Operadora de Turismo S.A.; Guilherme Paulus, dono da CVC Viagens; Marco Antônio Bologna, Vice-presidente da TAM; Ruy Gaspar, do Grupo Ocean Palace Hotel & Resort; Valter Patriani, Vice-Presidente da CVC Turismo; e Walfrido dos Mares Guia, Ministro do Turismo.
A entrega do prêmio foi aberta pelo Presidente do Grupo Folha Dirigida, Adolfo Martins, que apresentou um relato sobre a evolução do empreendimento jornalístico que dirige, iniciado em 1985 com a Folha Dirigida, com tiragem de 300 mil exemplares. Vinte anos depois, o jornal registra uma circulação mensal de cerca de 2 milhões de exemplares, contabilizando-se a edição tradicional, que circula no Rio e em São Paulo, e as edições regionais por todo o País.
A ABI foi representada por seu Presidente, o jornalista Maurício Azêdo, que saudou os distinguidos com o título de Personalidade Turística 2005 - escolhidos através de votação em cupom distribuído pela Folha do Turismo - e exaltou "a competência jornalística e o descortino empresarial de Adolfo Martins, que ao criar a Folha do Turismo teve a premonição de que atividades turísticas podem ter grande importância econômica no País". O Presidente da ABI citou, a esse respeito, a estatística divulgada esta semana no caderno Viagem do jornal O Estado de S. Paulo, a qual revela que os negócios nessa área correspondem hoje a 8% do PIB e a 10% da massa de trabalhadores empregados em Portugal.
Encerrando a cerimônia, o Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, fez um pronunciamento de cerca de 40 minutos a respeito de um estudo sobre o mercado turístico no Brasil, que estima que este ano alcance a marca de 5,6 milhões de turistas estrangeiros e a receita de US$ 3,2 bilhões, com entrada no Banco Central.
O Ministro informou que, em relação ao ano passado, houve em 2005 um crescimento de 300% em aplicações e que o plano orçamentário para 2006 espera um crescimento com o mesmo percentual. De janeiro a setembro deste ano, informou o Ministro, os desembarques internacionais no Brasil somaram 5,07 milhões de passageiros, o que representou uma alta de 14,2% em relação a 2004. Só em setembro, os desembarques internacionais foram de 521.268 passageiros e os gastos com turistas estrangeiros chegaram a US$ 319 milhões.
Mares Guia acentuou especialmente a importância das aplicações feitas na imagem turística do Brasil no exterior, no valor de 100 milhões de dólares, o que resultou um crescimento significativo de turistas estrangeiros no País






