ABI - O cinema investigativo de Sandra Werneck
ABI - O cinema investigativo de Sandra Werneck
Atualizado em 03/07/2006 às 09:07, por
Por: Associação Brasileira de Imprensa.
ABI - O cinema investigativo de Sandra Werneck
Na próxima terça-feira, dia 4 de julho, a cineasta Sandra Werneck é a convidada do ciclo de palestras "ABI pensa o cinema", que faz parte do projeto "Estação ABI". No encontro, Sandra vai falar da experiência de dirigir filmes e documentários e sobre seu próximo filme, "Sexo, crochê e bicicleta", que trata de prostituição, abuso sexual e relações familiares e é baseado no livro "As meninas da esquina", de Eliane Trindade.Honrada por ter sido convidada para o Estação ABI, ela diz:
- É com muita alegria e satisfação que participo deste encontro na ABI, uma casa com tradição histórica na vida cultural brasileira. Espero estar à altura do convite.
Sobre seus filmes, Sandra já disse que procuram olhar o ser humano, sob a forma de "um cinema investigativo":
- Meu roteiro, desde o primeiro curta, tem como foco os sentimentos das pessoas. Interesso-me pelos medos, diferenças e angústias dos seres humanos. Ao mesmo tempo, procuro entender isso tudo por um viés psicanalítico. Acabo trabalhando com temas relacionados à adolescência, porque quero construir um mundo melhor para as crianças.
Com passagens pela Associação Brasileira de Documentários, a Embrafilme e a Lumiar Produções Cinematográficas, Sandra já dirigiu mais de dez filmes. Recentemente, lançou o documentário "Meninas", em que acompanha a gravidez de quatro adolescentes moradoras de favelas do Rio. Na direção de longas, consagrou-se com "Cazuza - O tempo não pára"; "Amores possíveis" - eleito Melhor Filme Latino-Americano no Festival de Sundance - e "Pequeno dicionário amoroso" - vencedor do Prêmio Lente de Cristal do Público no Festival de Filmes do Cinema Brasileiro de Miami e do Prêmio da Crítica do Festival de Filmes Românticos de Verona.
Entre os curtas, destacam-se "Profissão criança", "Damas da noite" e "Guerra dos meninos", ganhador dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção no Festival de Gramado, Melhor Documentário no Festival de Uppsala, Melhor Filme para Infância e Adolescência no Festival Internacional de Filme Adolescente e do Especial do Júri no Festival de Documentários de Amsterdã, entre outros.






