ABI: Niemeyer preside a Comissão de Honra do Centenário da ABI

ABI: Niemeyer preside a Comissão de Honra do Centenário da ABI

Atualizado em 04/04/2007 às 17:04, por Redação Portal IMPRENSA*.

ABI: Niemeyer preside a Comissão de Honra do Centenário da ABI

O arquiteto Oscar Niemeyer aceitou o convite para presidir a Comissão de Honra do Centenário da ABI, que acontecerá no próximo dia 07/04.

Niemeyer já havia comunicado sua decisão em e-mail dirigido à ABI, no qual declarou que se sentia homenageado com a indicação, e a reafirmou na última quinta-feira, dia 29 de março, ao receber em seu escritório o Presidente da ABI, Maurício Azêdo.

Niemeyer é sócio da ABI desde 1952, quando ingressou na Casa por proposta de Herbert Moses, presidente da Casa. Ele fundou, editava e dirigia a revista Módulo , especializada em arquitetura e que contemplava também temas culturais. Exemplo disso foi a edição dedicada aos 60 anos do poeta Joaquim Cardoso, também engenheiro e que foi o calculista de concreto das obras de Niemeyer desde a Pampulha, em Belo Horizonte, aos palácios e edifícios públicos de Brasília, nos anos 50 e 60.

Após a aceitação de Niemeyer, a ABI vai convidar para integrar a Comissão de Honra do Centenário personalidades dos diferentes campos da vida cultural - literatura, teatro, cinema, artes plásticas, música, arquitetura e engenharia, Direito e Justiça, esportes -, da área de comunicação e do meio empresarial.

A Comissão de Honra não terá qualquer encargo de caráter administrativo ou financeiro: como sua denominação indica, terá caráter honorífico, para testemunhar o apreço da ABI e da comunidade jornalística aos variados setores da vida do País desde a fundação da Casa, em 1908. A indicação de nomes para a Comissão de Honra está aberta às sugestões dos sócios da ABI e aos próprios membros que a Casa começará a convidar nos próximos dias.

Além da Comissão de Honra, a ABI constituiu a Comissão Executiva do Centenário, da qual participam diretores e associados da Casa. Por designação do Conselho Nacional de Propaganda, a agência de publicidade Giacometti, sediada em São Paulo, integrou-se à comissão como colaboradora voluntária. Segundo informa a ABI, a Comissão Executiva é aberta a participação dos sócios.

Por proposta do publicitário Marcelo Silva, um dos especialistas da Giacometti vinculados à Comissão Executiva, a Casa decidiu declarar que o dia 7 de abril corrente, data de seu 99º aniversário, marca o início do Ano Inaugural do Centenário da ABI.

O agradecimento da ABI

No encontro do dia 29 passado, a ABI entregou a Oscar Niemeyer um ofício de agradecimento formulado nos seguintes termos:

"A ABI vem manifestar seu agradecimento por sua decisão de aceitar o convite para que Você seja o Presidente de Honra da Comissão do Centenário da Casa, a ser completado em 7 de abril de 2008 e que ensejará desde logo a realização de uma série de eventos de caráter cultural, integrando aquilo que denominamos de Ano Inaugural do Centenário da ABI.

Para planejar as comemorações, que se estenderão por todo o ano de 2008, organizamos duas Comissões, uma Comissão de Honra, de caráter honorífico e que não terá qualquer encargo de caráter administrativo e financeiro, e uma Comissão Executiva, que executará as tarefas decorrentes do planejamento; vai carregar o piano.

Dada a expressão da ABI nos diferentes campos da vida nacional, à qual tem prestado inestimável contribuição, queremos que a Comissão de Honra seja integrada por personalidades de relevo nas áreas mais destacadas do País: na literatura, os acadêmicos jornalistas e sócios da ABI, como Carlos Heitor Cony, Murilo Melo Filho, Arnaldo Niskier, Cícero Sandroni, Lygia Fagundes Telles; na música, Chico Buarque, Arthur Moreira Lima, Hermínio Belo de Carvalho, Ney Lopes, Beth Carvalho; no teatro, Tônia Carrero, Paulo Autran, Sérgio Brito, Augusto Boal, Fernanda Montenegro; no cinema, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Ruy Guerra, Sérgio Rezende, Eduardo Coutinho, Vladimir Carvalho, entre outros.

Ao convidá-lo para Presidente de Honra da Comissão, temos em conta não apenas a sua expressão como a personalidade cultural brasileira de maior renome mundial (Oscar Niemeyer é o único brasileiro de que o mundo falará no ano 3000, dizia Darcy Ribeiro), mas também a circunstância de que sua presença dará à ABI a repercussão que ela merece, sensibilizará os demais convidados e indicará que a Casa do Jornalista, em consonância com a trajetória do Presidente da Comissão de Honra do Centenário, mantém compromisso inarredável com os ideais que marcam os seus 100 anos de existência: a defesa das liberdades e dos direitos humanos e a defesa do interesse nacional em todos os campos. Com a nossa gratidão, renovamos as expressões do nosso elevado e justificado apreço.

Cordialmente (a) Maurício Azêdo, Presidente"

* Com informações da ABI.


logo

2024 - 2026 Portal Imprensa. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade