ABI - Fãs de Almirante e Sérgio Cabral animam Associação

ABI - Fãs de Almirante e Sérgio Cabral animam Associação

Atualizado em 21/02/2006 às 08:02, por Por: Associação Brasileira de Imprensa.

ABI - Fãs de Almirante e Sérgio Cabral animam Associação

Hermínio Belo de Carvalho, a cantora Ellen de Lima e o compositor e sambista Délcio Carvalho foram algumas das personalidades da MPB que compareceram, na noite de segunda-feira, à sede da ABI, no Centro do Rio, para prestigiar o lançamento do livro "No tempo de Almirante, uma história do rádio e da MPB", do jornalista Sérgio Cabral, em edição revista e ampliada.

Como revela na abertura do livro, o autor tinha a preocupação de não ter dito tudo sobre Almirante e temia comentários sobre o esquecimento de algumas passagens da vida de uma das maiores personalidades do rádio no Brasil: - Não sei se consegui, mas tentei contar a história de Almirante com muita energia e paixão.

Fã declarado de Sérgio Cabral há muito tempo, Hermínio Belo de Carvalho se disse impressionado com a iniciativa de fazer uma edição ampliada do livro sobre Almirante:
- O Sérgio Cabral é um dos pesquisadores da nossa música popular que eu mais respeito. E essa edição revisada sobre Almirante é um trabalho pelo qual tenho grande expectativa. Afinal, quero ver sua capacidade de ampliar uma história que eu julgava que já tinha sido contada na íntegra. Mas o Sérgio é um pesquisador preciso. É por isso que sou seu maior fã.

Feliz pela oportunidade de reencontrar um antigo companheiro a quem muito admira, Maurício Azêdo, Presidente da ABI, disse considera Sérgio Cabral uma personalidade fantástica da vida cultural carioca e nacional: - Ele tem oferecido contribuições inestimáveis à fixação dos valores mais genuínos da cultura brasileira e à divulgação de personalidades que, se não fosse pelo seu trabalho, estariam no esquecimento, como Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Kéti, cuja projeção se derivou do trabalho jornalístico que ele desenvolveu com uma seção fantástica no Jornal do Brasil, chamada "Música naquela base".

Diretor Cultural da entidade e responsável pelo evento, Jesus Chediak também estava entusiasmado com o lançamento do livro na ABI:
- Fico muito feliz que meu primeiro evento na Diretoria Cultural seja exatamente o lançamento do livro do Sérgio Cabral, jornalista muito querido de todos nós e figura importantíssima para a cultura e a comunicação brasileiras. Além disso, ele era amigo do meu irmão Almir (Chediak) e foi copidesque em alguns trabalhos da sua coleção de songbooks.

O jornalista Domingos Meirelles, Diretor Financeiro da ABI, elogiou a qualidade de pesquisador de Sérgio Cabral: - Além de ser uma figura humana extraordinária, ele é um pesquisador aplicado e deu grande contribuição pessoal à história da música popular brasileira.

O compositor Délcio Carvalho definiu Sérgio como um homem surpreendente, tanto como jornalista quanto historiador - "ele é um cidadão importantíssimo para o Brasil". E a amiga Ellen de Lima completou: - Espero que Deus nos permita tê-lo conosco por muita mais tempo. Ele é carinhoso, competente, e uma pessoa assim tem que durar muito.