ABI - Estudantes de Portugal visitam prédio da Associação
ABI - Estudantes de Portugal visitam prédio da Associação
Atualizado em 22/12/2005 às 08:12, por
Fonte: ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
ABI - Estudantes de Portugal visitam prédio da Associação
As futuras arquitetas portuguesas Vanessa Fernandes, Liliana Viana, Anabela Oliveira e Sonia Bastos visitaram nesta segunda-feira o edifício-sede da ABI, ao qual foram atraídas por causa de sua citação, nas aulas da faculdade, como um projeto revolucionário da arquitetura brasileira:- É muito comum nas aulas das universidades de Arquitetura de Portugal ouvir falar do brise-soleil (quebra-sol através persianas de concreto na fachada) do prédio da ABI - diz Vanessa, que, assim como Liliana, estuda na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
As estudantes percorreram todas as dependências da instituição, visitaram a exposição "Caderno de notas - Vlado, 30 anos" - que fica até esta terça-feira no 9º andar do prédio - e foram recebidas por Maurício Azêdo, Presidente da ABI, que lhes contou a história do Edifício Herbert Moses, um projeto dos arquitetos Marcelo e Milton Roberto construído entre 1936 e 1939.
Antes de visitar a ABI, as estudantes portuguesas conheceram a Casa das Canoas, o MAM e o Palácio Gustavo Capanema. Todas cursam o último ano de Arquitetura e vieram ao Brasil por meio de um intercâmbio firmado entre universidades de Portugal com a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Federal da Bahia (UFBA).
Sonia e Anabela, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Minho e vinculadas ao convênio com a UFRJ, afirmam estar adorando o País, sua diversidade cultural e seus marcos arquitetônicos, em que se destacam as obras de Oscar Niemeyer:
Na exposição "Caderno de notas"
- Considero a arquitetura brasileira muito plástica, diferente da arquitetura portuguesa que, em função das características climáticas da Europa, é mais austera. Estamos muito impressionadas também com a riqueza cultural do Brasil - diz Anabela.
As quatro chegaram há quatro meses - Anabela e Sonia vieram para o Rio e Liliana e Vanessa foram para Salvador - e devem ficar no País até julho de 2006, quando acaba o convênio. Até lá, querem conhecer outras cidades brasileiras: - Além dos lugares e prédios que já tivemos a oportunidade de conhecer no Rio e na Bahia, também me impressionou muito a arquitetura da parte histórica de São Luís, no Maranhão - conta Liliana.






