ABI - Diretoria apresenta Relatório 2005-2006

ABI - Diretoria apresenta Relatório 2005-2006

Atualizado em 25/04/2006 às 08:04, por Por: Associação Brasileira de Imprensa.

ABI - Diretoria apresenta Relatório 2005-2006

A Diretoria da ABI encaminhou ao Conselho Deliberativo e ao Conselho Fiscal da Casa o Relatório da gestão 2005-2006, um documento dividido em 15 capítulos, entre os quais um sob o título "Liberdade, liberdade", dedicado às ações da entidade em defesa da liberdade de imprensa. O Relatório será apreciado pela Assembléia-Geral Ordinária Anual da ABI, convocada para a próxima quinta-feira, dia 27 de abril.

No capítulo "Liberdade, liberdade", a Diretoria da ABI relata também ocorrências que marcaram o exercício da profissão pelos jornalistas, como o assassinato com 20 tiros, em 1º de julho passado, do radialista José Cândido Amorim Pinto, da Rádio Comunitária Alternativa de Carpina, cidade do interior de Pernambuco.

O Relatório registra as iniciativas e realizações da Diretoria ao longo do exercício social, entre as quais o restabelecimento da Representação da ABI em São Paulo, dirigida pelo jornalista Audálio Dantas, Vice-Presidente da Casa. Num dos capítulos, sob o título "O Estado nacional oprime a ABI", o Relatório denuncia o cancelamento do registro de entidade beneficente de assistência da Casa, medida que ensejou a imputação à ABI, pelo Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, de um débito de R$ 2,994 milhões relativo a cinco anos de contribuição previdenciária patronal, cobrada retroativamente. A Diretoria da ABI não reconhece a legitimidade dessa suposta dívida, porque a instituição é considerada de utilidade pública desde 1917 por lei sancionada pelo então Presidente da República Venceslau Brás.