ABI - Chapa Prudente de Moraes é eleita
ABI - Chapa Prudente de Moraes é eleita
Atualizado em 03/05/2006 às 08:05, por
Por: Associação Brasileira de Imprensa.
ABI - Chapa Prudente de Moraes é eleita
Única inscrita para a eleição anual que a ABI realiza para escolha de um terço do seu Conselho Deliberativo - 15 membros efetivos e 15 suplentes - e da totalidade do Conselho Fiscal, a chapa Prudente de Moraes, neto, foi confirmada pelos associados que compareceram ao Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da instituição, nesta sexta-feira, 28 de abril. A chapa Prudente de Moraes, neto é liderada pelo jornalista Maurício Azêdo, atual Presidente da Casa.As eleições começaram 10h e foram encerradas às 20h. Além de membros da Diretoria, compareceram à votação associados como Fernando Barbosa Lima, Milton Coelho da Graça, Arthur Poerner, Ancelmo Gois, Aziz Ahmed, Marcos de Castro, Dilair de Queiroz Chaves e Fernando Segismundo.
Poerner acha muito importante participar da votação, pois a ABI é a entidade máxima da categoria. Sócio desde 1964, quando era redator do Correio da Manhã, lembra que a ABI sempre acompanhou as lutas dos jornalistas: - Momentos como este mantêm a sobrevivência da entidade, que tem feito trabalhos extraordinários na gestão do Maurício Azêdo. Só lamento a ausência da juventude, mas sei que a entidade já está conseguindo resgatar a presença dos jovens.
Ancelmo Gois associou-se à ABI na década de 70, com um grupo que incluía Domingos Meirelles e Leda Nagle: - A ABI é minha casa, sinto um carinho muito grande pela instituição. Sempre que passo por aqui eu me emociono, pois ela é um símbolo de luta pelas liberdades democráticas. Quando fui perseguido na ditadura, foi aqui que me acolheram e me ajudaram.
Para ele, eleição é sempre um bom momento:
- Eu brinco que eleição é bom pra tosse, pra gripe. Para mim, porém, é mais do que isso. Eleger os conselheiros da ABI tem a ver com a minha história. Fundei o Cine Clube Macunaíma e era o porteiro aqui do Auditório Oscar Guanabarino. Passava as noites de sábado recolhendo os ingressos.
Antes de votar, o colunista do Globo contou que participava de um almoço com o Presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PC do B-SP), que o informou de que continua empenhado na luta pelo restabelecimento do registro de entidade beneficente de assistência social da instituição, conforme pleito que lhe foi submetido em audiência realizada no dia 22 de março.
Consciência
A jornalista Dilair de Queiroz Chaves, de 86 anos, afirmou que vai votar enquanto tiver consciência: - Eu me sinto bem e é uma forma de manter participação ativa na Casa. Assim, também quero estimular a participação dos jovens.
Aziz Ahmed concorda que a eleição é uma maneira de estimular a presença dos colegas, tenham eles a idade que tiverem: - Sou sócio há mais de 30 anos e sempre acompanhei as ações da entidade.
Após votar, o ex-Presidente da ABI Fernando Segismundo disse que a instituição representa efetivamente as aspirações e realizações do povo brasileiro: - Sendo assim, tudo que se fizer pela Casa do Jornalista se reverte para a sociedade e o País. A ABI é um centro cultural e cívico, daqui partiram movimentos patrióticos. Sua atuação é e tem sido ampla e será para sempre.
Para Marcos de Castro, é sempre importante participar das eleições, sejam elas de entidades de classe ou mais amplas, como para a Presidência da República: - Democracia se aprende votando. Mesmo com todos os problemas que a sociedade enfrenta, como a pressa, devemos exercitar o nosso voto. A eleição é a marca maior da democracia.
Sessão de posse
A posse dos eleitos será realizada no dia 15 de maio, segunda-feira, às 11h. Por força de disposição estatutária, ela deveria acontecer em 13 de maio, mas como este dia cai no sábado, a sessão de posse foi marcada para o primeiro dia útil seguinte. Nessa sessão será eleita também a Mesa do Conselho Deliberativo, formada por um Presidente e dois Secretários.






