ABI - Associação pensa o cinema
ABI - Associação pensa o cinema
Atualizado em 20/04/2006 às 08:04, por
Por: Associação Brasileira de Imprensa.
ABI - Associação pensa o cinema
No dia 20, às 17h, o produtor Luiz Carlos Barreto participa do ciclo de palestras "ABI pensa o cinema". Além de falar sobre "O processo de produção e a estética do Cinema Novo", ele exibirá o documentário "Dez anos de CDI", na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da Associação Brasileira de Imprensa (Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro do Rio). A entrada é franca. Luiz Carlos já esteve no projeto Estação ABI em 28 de março, quando anunciou a realização de um documentário histórico sobre o centenário da Casa do Jornalista, a ser comemorado em 2008. Ele abrirá a palestra desta quinta-feira com um depoimento, que será gravado para o acervo da ABI. Sobre o filme "Dez anos de CDI", feito no Morro dos Macacos, ele diz:- É um trabalho liderado pelo jovem Rodrigo Baggio, há dez anos à frente do Comitê para Democratização da Informática, um projeto que leva inclusão digital e social às camadas mais pobres.
Segundo Jesus Chediak, Diretor Cultural da ABI, o ciclo de palestras do "ABI pensa o cinema" será seguido por "ABI pensa o teatro", "ABI pensa o jornalismo cultural", "ABI pensa a dança", "ABI pensa a cultura popular", "ABI pensa o rádio", "ABI pensa a televisão", "ABI pensa artes plásticas" e "ABI pensa a literatura".
Próximas palestras
No dia 25, é a vez da atriz Letícia Spiller - que atuou em "O pulso", "Oriundi", "Villa-Lobos" e "A paixão de Jacobina" - com a palestra "O ator no cinema nacional".
Em 2 de maio, a convidada é a atriz e diretora Ana Maria Magalhães, que fala sobre "A mulher no cinema nacional". Como atriz, Ana Maria teve diversas passagens pelo cinema - participou de "Os sete gatinhos", "Se segura, malandro", "Lúcio Flavio, o passageiro da agonia" e "Como era gostoso o meu francês", entre outros. Como diretora, fez filmes como "Assaltaram a gramática", "Mangueira do amanhã", "O bebê" e "Lara".






